A Tidy Friday foi cancelada porque “infelizmente não foram recebidas pelo mercado com o entusiasmo”

THIS IS NOT A TIDY FRIDAY!

Aqui como não somos diferentes das editoras achamos que a Tidy Friday não está a dar o lucro que achamos que ela merece e por isso decidimos cancelá-la. A regularidade da rúbrica trazia um novo fôlego ao blogue, contudo com as mudanças na minha vida pessoal foi cada vez mais difícil manter algo regular sem ser as reviews. Ainda escrevi uma nova aqui na Polónia, mas a receptividade esteve longe de ser a ideal ou até mesmo equivalente à anterior.

Por falar nisso, as críticas também andam um bocado abaixo do que considero ideal para um blogue com quatro anos… Se calhar também é melhor acabar com as reviews… e por falar nisso, o número de seguidores também anda mau… acho que o melhor é mesmo pegar na vodka que aqui é barata e afogar as minhas mágoas com ela.

Ó Ruiva, o 1 de abril foi a semana passada!
Ah bolas, eu sabia que me tinha atrasado nalguma coisa.

Bem, bem vindos à ultima Tidy Friday que vai ser descontinuada porque aqui seguimos as tendências de mercado e como todas as editoras agora parecem estar a acabar com séries, decidimos acabar também com alguma coisa (só para não se sentirem sozinhas). Entre as séries encontram-se autoras conhecidas como: Robin Hobb, Kristen Painter, Jacqueline Carrey, Melissa Marr, Stephanie Perkins, Patricia Briggs (talvez Kim Harrison), Christine Feehan…

Mas e Ruiva e a P. C. Cast?

Pois é, meus filhos essa, infelizmente vai continuar (não sei como ainda não se fartaram do raio da série).
Tirando a Perkins confesso que não li nenhum livro (ok li a Briggs, mas estava numa aula de didáctica de inglês e adormeci a ler o livro), no entanto Anna e o beijo francês é espectacular e tenho pena que não continuem. Claro que eu como leio inglês, muitos já me têm dito: oh caga nisso, lês em inglês estás safa… De facto sim, eu nem precisava de estar aqui a mandar bitaites, no entanto raramente olho para o meu umbigo e sinto que isto é uma grande injustiça aos leitores.

Na Polónia SÓ há livros traduzidos para polaco. Lá se encontra um em inglês do Dan Brown ou Tolkien, mas de resto tudo traduzido e tudo SUPER barato! A verdade é que poucos lêm em inglês e os que fazem encomendam online. O IVA é de 5% em livros físicos, e também têm tradutores e também têm designers e também gastam dinheiro com papel. E vocês dizem: oh Ana, mas aí são mais pessoas eles têm bem mais habitante que em Portugal… pois fiquem vossas Excelências sabendo que as criaturas queixam-se que lêem pouco (mesmo tendo uma taxa de literacia de 99,4%):
“As many as 56% of Poles do not look for any books, even cookbooks and dictionaries. 46% do not read even shorter texts, articles or stories. Books do not read even the most educated.”

So… ora vamos lá ver – os polacos Segundo um estudo de 2011 não lêem… no entanto têm bem mais livros traduzidos que nós E mais baratos… está-me a falhar algo? Eu acho que sim, porque sinceramente não entendo como livro com 224 páginas custam 20€, até porque aqui o Game of thrones a versão TRADUZIDA não só está NUM SÓ VOLUME como ainda custa…. 11€ Não, não estou a gozar com a vossa cara. Custa 11€ uma versão do GoT polaca actual (com a capa do filme) e que tem 800 e tal páginas… E os polacos não lêem, fará se fossem bookworms! Ora deixa ver em Portugal… ora bem se for no site da editora fica por … 11,42 + 17,13€ = 28,55€ por o Game of thrones. Pois é… é a Troika, a crise, os portugueses que não lêem e eu digo que são tudo tretas! As editoras são preguiçosas, fazem 0 publicidade às séries (tirando o GoT) e desinteressam-se por qualquer coisa que precise de muito esforço (nem todas as séries são o Game of Thrones). Nem um anuncio na televisão, nem uns outdoors, nada – zero!

E os ebooks? 4-7-8€ TRADUZIDOS! Porra! Eu meto as mãos à cabeça quando entro numa livraria (só aqui à minha beira há umas duas e uma biblioteca pública) e uma mega livraria a empirik a 5 minutos a pé. I mean, come on! As pessoas não fazem nada em Portugal? Dizem que: coitadinha das editoras que mal sobrevivem! Deixem de ser comidos por lorpas, minha gente! Aqui o pessoal não lê e eles baixam os preços para atrair, não aumentam! Os livros da Harris não passam dos 10€!
As editoras se não querem continuar séries em papel passam para os ebooks! E se os tugas lêm poucos ebooks, façam promoções, ofereçam ebooks, BAIXEM os preços! Mexam-se, deus do céu. E deixem de nos atirar à cara que “arriscam” nomes desconhecidos. Se não têm lucro é tempo de parar e pensar e deixar de meter as culpas na troika e no mercado/leitores (sim porque culpar o mercado é culpar os leitores que não compram).

Por isso, leitores metam-se a pau!


Outro tópico que me irritou bastante a semana passada foi a reacção de uma autora ao facto de eu lhe ter dado 3 estrelas ao livro (e que segundo ela, isso era terrível e eu estava a dar-lhe cabo do rating). Ora, eu também escrevo umas coisinhas e posso-vos dizer o rating para mim não me interessa de nada! Prefiro mil vezes receber cinco críticas do que ter estrelinhas ali e andar a confrontar pessoas que tenham dado menos que 5 estrelas ao que eu escrevo.

O que me surpreendeu bastante porque normalmente as autoras anglo-americanas estão mais sujeitas a críticas negativas que positivas (o mercado é mundial e há sempre quem não goste). A verdade é que a autora faz imensas blog tours e as pessoas que entram nela acabam com beijar-lhe tanto o rabo que até dói e vocês sabem que a minha boca é linda para andar por aí a beijar traseiros! A mim deram-me o livro para o promover e eu nem sabia que era preciso andar com a manteiga atrás de mim, mas a autora nem se dignou a publicar a minha review (onde eu apontava aspectos negativos) por causa disso mesmo. Porque eu não dizia o QUÃO perfeita ela era como autora… Eu não sou mentirosa. Não sou, nem nunca serei. Compro ebooks/livros e tenho guilty pleasures como todos nós, mas sei quando um livro é bom e outro não! Se um livro é banal não vou mentir e dizer que é a melhor coisa que li só para massajar egos. Não é esse o meu trabalho. Eu compro, leio e enquanto leio o meu cérebro trabalha a mil à hora para entender mecanismos: personagens, como se relacionam, como são, como se mexem, como se fundem na plot, como é a plot, já adivinhei o final, diálogos, que tipo de linguagem usam, adequa-se? Isto quando leio. Não recebo um tostão por isto, mas é uma forma de melhorar como crítica e como autora. Havia uma autora, a Lisa Price, que dizia que não ligava a críticas de bloggers, só às dos profissionais. E ela teve uma sorte desgraçada de eu não estar lá porque pegava no meu diploma e espetava-lhe nas fuças e saía, porque não era suficientemente boa para a criatura.

Eu recebi bastantes opiniões negativas do conto que publiquei na Alfarroba e posso-vos dizer que tomei-as todas em atenção. Claro que não é por isso que vou deixar de escrever erótica só porque as pessoas “não gostam” ou de escrever com asneira porque as pessoas acham rude. Eu tenho o meu estilo, mas posso suavizá-lo. Neste momento estou a treinar isso: ser menos crua a escrever e a desenvolver mais as relações interpessoais. Até porque gosto de vários estilos e um conto não é suficiente para estabelecer o que sou como autora.

Por isso já sabem o meu plano de vida se continuar desempregada é tornar-me uma escritora Harlequin dona de casa e adotar um gato chamado Krebs (credo… notei agora que o bff do Adolfo chamava-se cancro!) e ser uma autora de erótica badalhoca de sucesso, que isto de escrever coisas profundas e com sentido não vai com nada… Já estou a imaginar o meu best-seller: O guia sexual para quem está na fila para entregar o IRS! Ou então a história de uma mulher pobrezinha mas muito boazinha que conhece um electricista da EDP que afinal é um moço super rico e jeitoso. Quero lá saber que haja algo parecido, até parece que a literatura erótica de hoje é muito original! O homem podia ser peludo e a moça ter aparelho nos dentes… pronto, tomem inovação! Agora vou ler que estou mega behind nas leituras da maratona 😀

illu_reflE aqui fica o novo logotipo que vai substituir as Tidy!

6 thoughts on “A Tidy Friday foi cancelada porque “infelizmente não foram recebidas pelo mercado com o entusiasmo”

  1. v_crazy_girl says:

    Nem imaginas a depressão com que eu ando por terem parado de publicar essas autoras 😦
    A única coisa positiva, no meu caso, é que tenho facilidade em ler em inglês e então com o kobo é muito mais fácil e barato 🙂 Mas que e muito mau é… 😥

  2. claudiapac says:

    Eu acho cá uma lata essa estória dos bloggers e dos profissionais! Não nego a importância destes últimos mas sinceramente, se tiver de recolher opinião de alguém vou ao leitor comum (que é o que um blogger é) do que às discorrências de conteúdo académico, que muito prezo nesse mesmo contexto. Há questões que são transversais a ambos, e acho que as opiniões literárias ou críticas literárias num dos casos, beneficiam quando há um maior equilíbro de papéis, em que prevalece entusiasmo mas também alguma argumentação crítica quanto à condução do enredo e à construção de personagens.

    E não percebo realmente para que serve a um autor ter um livro sujeito a títulos do melhor disto e daquilo se depois não tiver quem os compre. Parece que se esquecem que é no passa a palavra que muitas vezes surgem interesses em alguns livros, e que essa é das melhores estratégias de marketing que existem. BEM, e isto dava pano para mangas mas nem vejo bem o teclado já.

    Beijinhos (e I am already missing the Tidy Fridays !)

  3. Neuza Dias says:

    Merda… merda para as editoras… Melisa já eu calculava que fossem cancelar, e ainda por cima acho que só faltava 1 livro. Lá vou ter de o comprar em inglês… mas , se cancelam a Kim Harrison nem sei! No outro dia perguntei na página do face da SdE se tinham previsão de lançamento de algum livro da Kim ou se iam cancelar, e responderam que iam lançar mais um livro, mas não sabiam quando, e depois disso tb não sabiam… só me apeteceu mandá-los… enfim!!! GRR que raiva!!!

  4. pco says:

    Quero lá saber das tidy fridays e das editoras e das reviews… quando é que vais publicar a tua ‘erótica badalhoca’? 😉

Leave a Reply

