Tidy Friday… a littttle late (a menos que esteja nas Américas)

Acho que nem nas Américas ia lá! Eu esta semana não ia fazer Tidy, confesso, mas depois do alerta dado no meu Facebook gostava de esclarecer uma coisa. Por isso esta Tidy será uma Tidy informativa!

661f2-tidy_friday

Como sabem, ultimamente o Goodreads tem vindo a ganhar força em Portugal, especialmente para com as editoras que começam a colocar selos de “Mais lido no Goodreads”, “Mais votado no Goodreads”, “Escolha dos leitores do Goodreads”… como se o GR fosse credível, mas é marketing, nós entendemos. O problema com este boom do Goodreads é que os autores começam a colocar livros que ainda são projectos no Goodreads para depois de leituras betas terem uma boa cotação e as editoras terem mais chance de olharem para eles.
Até aqui eu achava que era uma óptima forma do nosso mercado claustrofóbico olhar para os autores novos. Se tens boas reviews deviam de apostar em ti. Até que uma autora me pediu para tirar o seu manuscrito porque não queria ter projectos inacabados no Goodreads. E eu pensei, tudo bem. Então começou a minha saga de tentar remover o livro. A autora falou com as pessoas e estas retiraram as reviews, mas eu continuava a não conseguir remover o livro. Por fim expus o caso as Super librarians… e o que me disseram chocou-me.

Basicamente se o livro foi colocado e LIDO não importa que seja um manuscrito porque há provas que o livro exista… mesmo que não seja um livro (whhhhaaat?). Ou seja qualquer pessoa pode pegar num texto colocar no GoodReads, ter pessoas a betar e é considerado um livro… porque se o texto foi lido e colocado lá eles assumem que tem de existir … (I can’t really argue with this one, de facto não faz sentido colocar um livro que não existe… como livro… arghhh mindfuck!)

So basicamente de forma a facilitar a vida de nós: librarians, pessoas fofas que não ganhamos nada com isto (somos voluntárias) coloquem APENAS livros/ebooks auto-publicados (coloquem como editora Smashwords ou Amazon) e outros livros. Se o vosso livro ainda não foi publicado mas já assinaram contrato, também está ok porque há garantia de que o livro exisitirá.

Quanto a novas formas de as editoras olharem para vocês, têm sempre o antigo strip-tease (de preferência no YouTube para notarem as views), se estiverem vá muuuuito desesperados enviam como attachment um calendário erótico com vocês como vieram ao mundo, mas POR ENGANO, o calendário foi parar ao mail por engano. Ou então enviem uma carta de apresentação em Klingon, não deve ser muito complicado de decifrar…

Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

One response to “Tidy Friday… a littttle late (a menos que esteja nas Américas)

  1. Não sabia isso, mas faz sentido :/ E é como dizem “Uma vez na net, sempre na net”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

January 2014
M T W T F S S
« Dec   Feb »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: