Isto É uma história de amor: as gotas de um beijo

As gotas de um beijo
Carina Rosa
Editora: Alfarroba Edições
240 páginas

As gotas de um beijo é uma narrativa que se centra nas personagens, desenrolando a história focado na acção das personagens, nas suas escolhas e dúvidas. David e Laura são as personagens principais, aquela por quem a história gravita à volta e Diana faz apenas parte de um triângulo amoroso.
David é um homem demasiado indeciso, não se sente muita atracção por ele devido ao facto de raramente se decidir e viver muito no passado, mas quando conhece Laura o melhor lado dele sobressai. Laura, por outro lado é uma personagem de carne e osso. Leva uma vida dupla: ora no lar de sua casa ou a trabalhar na ouriversaria à frente do stand de David. Quando se conhecem a beleza de Laura é evidente, mas são as conversas que ambos têm e nas experiências que ambos trocam que nasce um amor. Amor esse muitas vezes assombrado pela confusão de sentimentos que David tem por Diana. Diana é apenas uma amiga, uma “irmã” que esteve sempre ao lado de David. Mas ambos muitas vezes confundem um ombro amigo com amor, por isso o triângulo amoroso não está tão evidente.
Embora na opinião geral dos leitores muitos adoraram a personagem de Diana, se a analisarmos bem, ela não é nada de mais. Uma professora de Português com uma filha, divorciada que apaixona-se por David… Ela é quase um reflexo do próprio David, também ela muitas vezes torna-se indecisa nas suas decisões e vive também ela agarrada a memórias. Enquanto personagem encaixa mais no perfil de amiga e “sidekick” do que num grande amor. A Diana é uma personagem que está lá para apoiar David, não para amá-lo. Laura, por outro lado, tem uma história de vida poderosa, um presente atribulado. A personagem serve para mostrar que há sempre esperança depois do sofrimento, que mesmo quando achamos que tudo vai correr mal, o amor aparece e resolve tudo.
O tema da violência doméstica dá alguma profundidade, embora que ainda algo superficial ao romance. Sofremos a violência através dos olhos da personagem e como românticas, queremos, tal como muitas mulheres na vida real, que estas encontrem o amor verdadeiro e sigam o seu rumo, fazendo com que a violência seja algo do passado e tornando o amor em algo saudável. Afinal isto é uma história de amor e as histórias de amor têm de ter sempre a bonança depois da tempestade.
Nota:
Eu assisti à metamorfose deste livro, durante dois meses (ou foi um) relia os capítulos, comentava, corrigia frases, palavras, diálogos, posições e acho que foi a primeira vez como editora que vi o trabalho em conjunto com a autora, que foi incansável, tornar-se real. Temos mesmo aquela sensação fantástica de que um livro conseguiu atingir o cumprido e está a ser bem recebido no geral. Graças à Carina acredito de verdade que com força de vontade, consegue-se transformar um manuscrito noutro diferente mantendo a sua essência.

Desde que o seu casamento de vinte anos terminou, David é um homem solitário. É no stand de automóveis que dirige que afoga as memórias do passado e a solidão do presente. Afastado de casa e dos filhos, é obrigado a gerir sozinho as acções e as escolhas que fez ao longo da vida, nas quais Diana, uma amiga de infância que considera irmã, tem um papel fundamental. Diana é o seu porto de abrigo e o seu braço direito, mas foi mais do que isso durante o seu casamento agora destruído. A afinidade entre David e Diana, também divorciada, é quebrada pela chegada de uma mulher ruiva que revela muito pouco de si própria. Laura é atraente e misteriosa, e a atracção entre si e David é mútua e intensa. Será ela a mulher doce e simples que aparenta ser? Entre a joalharia e o stand, passa a alternar-se a languidez dos dias com a turbulência das noites e David acaba por se embrenhar num mundo perigoso de segredos, mentiras e traições. Dividido entre duas mulheres, estará David a encaminhar-se para o fundo do abismo?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s