Isto É uma história de amor: as gotas de um beijo

As gotas de um beijo
Carina Rosa
Editora: Alfarroba Edições
240 páginas

As gotas de um beijo é uma narrativa que se centra nas personagens, desenrolando a história focado na acção das personagens, nas suas escolhas e dúvidas. David e Laura são as personagens principais, aquela por quem a história gravita à volta e Diana faz apenas parte de um triângulo amoroso.
David é um homem demasiado indeciso, não se sente muita atracção por ele devido ao facto de raramente se decidir e viver muito no passado, mas quando conhece Laura o melhor lado dele sobressai. Laura, por outro lado é uma personagem de carne e osso. Leva uma vida dupla: ora no lar de sua casa ou a trabalhar na ouriversaria à frente do stand de David. Quando se conhecem a beleza de Laura é evidente, mas são as conversas que ambos têm e nas experiências que ambos trocam que nasce um amor. Amor esse muitas vezes assombrado pela confusão de sentimentos que David tem por Diana. Diana é apenas uma amiga, uma “irmã” que esteve sempre ao lado de David. Mas ambos muitas vezes confundem um ombro amigo com amor, por isso o triângulo amoroso não está tão evidente.
Embora na opinião geral dos leitores muitos adoraram a personagem de Diana, se a analisarmos bem, ela não é nada de mais. Uma professora de Português com uma filha, divorciada que apaixona-se por David… Ela é quase um reflexo do próprio David, também ela muitas vezes torna-se indecisa nas suas decisões e vive também ela agarrada a memórias. Enquanto personagem encaixa mais no perfil de amiga e “sidekick” do que num grande amor. A Diana é uma personagem que está lá para apoiar David, não para amá-lo. Laura, por outro lado, tem uma história de vida poderosa, um presente atribulado. A personagem serve para mostrar que há sempre esperança depois do sofrimento, que mesmo quando achamos que tudo vai correr mal, o amor aparece e resolve tudo.
O tema da violência doméstica dá alguma profundidade, embora que ainda algo superficial ao romance. Sofremos a violência através dos olhos da personagem e como românticas, queremos, tal como muitas mulheres na vida real, que estas encontrem o amor verdadeiro e sigam o seu rumo, fazendo com que a violência seja algo do passado e tornando o amor em algo saudável. Afinal isto é uma história de amor e as histórias de amor têm de ter sempre a bonança depois da tempestade.
Nota:
Eu assisti à metamorfose deste livro, durante dois meses (ou foi um) relia os capítulos, comentava, corrigia frases, palavras, diálogos, posições e acho que foi a primeira vez como editora que vi o trabalho em conjunto com a autora, que foi incansável, tornar-se real. Temos mesmo aquela sensação fantástica de que um livro conseguiu atingir o cumprido e está a ser bem recebido no geral. Graças à Carina acredito de verdade que com força de vontade, consegue-se transformar um manuscrito noutro diferente mantendo a sua essência.

Desde que o seu casamento de vinte anos terminou, David é um homem solitário. É no stand de automóveis que dirige que afoga as memórias do passado e a solidão do presente. Afastado de casa e dos filhos, é obrigado a gerir sozinho as acções e as escolhas que fez ao longo da vida, nas quais Diana, uma amiga de infância que considera irmã, tem um papel fundamental. Diana é o seu porto de abrigo e o seu braço direito, mas foi mais do que isso durante o seu casamento agora destruído. A afinidade entre David e Diana, também divorciada, é quebrada pela chegada de uma mulher ruiva que revela muito pouco de si própria. Laura é atraente e misteriosa, e a atracção entre si e David é mútua e intensa. Será ela a mulher doce e simples que aparenta ser? Entre a joalharia e o stand, passa a alternar-se a languidez dos dias com a turbulência das noites e David acaba por se embrenhar num mundo perigoso de segredos, mentiras e traições. Dividido entre duas mulheres, estará David a encaminhar-se para o fundo do abismo?

Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

December 2013
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: