Segredos e mentiras – O primeiro beijo

Eloisa James e Cheryl Hoyt são duas autoras de romances bem conhecidos para o público português. Ambas têm publicado bastantes obras dentro do romance e isso reflecte-se bastante nestes dois contos, que ora parecem apressados, ora retirados de um naco de um livro ou então com finais em aberto, talvez para depois continuar.O problema é que um conto (a menos que tenha regras bastante específicas, como limite de palavras, etc), não é o mesmo que um romance. Existe menos espaço, a estrutura tem de ser diferente e o que as duas autoras tentaram fazer foi contar um mini-romance apressado.

Cheryl Hoyt VS. Eloisa James

O romance entre Jas e Linnet é bastante seco e apressado, a autora devido à falta de espaço, opta por contar como o romance deles começou, mas salta partes importantes. O conto começa bem com um mistério: onde está Linnet? Mas o que poderia ser um mistério, acaba por ser resolvido de forma fácil e rápida para dar lugar ao mistério do livro a ser publicado e dá a chance de mostrar que Linnet é linda e, embora não seja da aristocracia, podia pertencer simplesmente por ser bonita. A autora foca no início do conto a inteligência de Linnet, contudo este conto sofre do síndrome de conto de fada: começa com a protagonista inteligente, acaba com ela bonita, a tomar atitudes que não se compreendem apenas para causar conflito. Ainda assim o conto tem um pseudo-princípio, um meio e um fim. Seria uma boa história para um romance, para conto fica muito apressado e falta de peripécias.

Jas Griffin, filho do duque Summerton, apaixonou-se por Linnet Chandros, uma plebeia, e o duque decide banir o filho de casa, obrigando-o a ganhar a vida. Jas vai trabalhar para uma editora, onde lhe chega às mãos um manuscrito explosivo que conta as aventuras indecorosas de um nobre, e todos os seus casos amorosos com senhoras da alta sociedade. O que terá ele de fazer para convencer o patrão a aceitar a publicação do livro e garantir assim a sua subsistência e da mulher que ama?

Yup não há muito mais a dizer do que está na sinopse, basicamente a história é essa: Clarinda vai atender a um doente, Aiden andou a lutar numa taberna, ambos se encontram, ela leva-o para casa de Tristan, cura as feridas e beijam-se… E de um momento para o outro notamos que isto não é um conto, mas sim um início de romance. Não há conflito e embora a autora não abuse tanto do tell, o fim parece incompleto e insatisfatório. Como início de romance funciona, como conto… nem por isso.

Clarinda Dudley é uma curandeira e «feiticeira» que viajou sempre com o irmão mais velho, Phillip. Ao longo da vida de Clarinda, as suas principais tarefas foram manter o irmão longe de sarilhos, longe da prisão. Clarinda separou-se recentemente do irmão e está a viver na encantadora mansão rural escocesa do seu amigo capitão Tristan Odell. Aiden Bramwell é o irmão mais novo do conde de Roxbury. É um capitão experiente da marinha que – para horror da família – está envolvido no comércio. Dono de vários navios, usa-os para construir a sua própria fortuna de modo que, quando casar, possa fazê-lo como homem rico, sem ter de implorar por dinheiro ao irmão mais velho. Clarinda e Aiden vêm de mundos diferentes e têm personalidades muito diferentes, até que os seus caminhos se cruzam na véspera de Natal…

And the winner is…
 
Eloisa James
 
Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

December 2013
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: