Tidy Friday: clichés

Os cincos novos clichés referentes às personagens que deve evitar no seu manuscrito: (But hey I’m not a cop!)

Personagens femininas que não sabem andar/ vão sempre contra alguém:
Este cliché começou a ganhar força graças à Bella Swan. Não sei quem foi a criatura do Demo que pensou que seria boa ideia criar personagens femininas que não sabem andar, são desastradas e por isso têm de estar sempre a cair ou “distraídas”. I mean seriously, what is wrong with you para andarem sempre aos trambolhões? Se estivessem de estiletos com 7 cm a correr uma maratona com zombies a perseguirem-vos, eu até entendia que vocês a certo ponto caíssem e sei lá partissem o nariz… Mas numa escola ou noutro sítio não minha gente.
A personagem masculina/feminina é perigosa… Porque o autor assim o diz.
Não há nada pior do que termos uma personagem “coninhas” que não faz mal a uma mosca e de um momento para o outro afirmar: Eu sou perigoso. Por isso conselho eterno de escrita, a menos que a vossa personagem seja:
– Dracula
– Nosferatu
– Jack o estripador
– Da Máfia
– Um assassino em série
Não coloquem a vossa personagem a dizer esta frase. Primeiro porque assim ela não é TÃO perigosa quanto isso. O Dracula avisou a Lucie que a ia matar? Nope! O Jack avisava as prostitutas? Nope. Se a vossa personagem avisa, then he is really NOT that badass.
A personagem feminina soltar “uma cachoeira” por entre as pernas quando vê a personagem masculina.
Ok, eu entendo hormonas e tal, atracção, mas temos mesmo de mostrar o quão desesperadas sexualmente as nossas heroínas estão? Claro que se ela ficar toda doida pelo homem é uma forma MUITO rápida de criar tensão romântica e sexual, mas ainda estou para conhecer uma mulher que veja um homem e fique “molhada”… Talvez seja o suor (and that is not sexy!)
We know it’s ALL about the money
Personages femininas pobres que se apaixonam por homens milionários.
Sejamos honestos, é muito complicado colocar situações financeiras num romance e provavelmente os leitores nem ligam muito a isso. Mas têm todos de serem milionários? E todas as mulheres têm de viver em apartamentos horríveis só para eles parecerem heróis e dizerem: Você vem comigo, não vou deixar você morar nesta espelunca. – You just met her like 10 minutes ago, why the hell not? Porque é que não a ajuda a arranjar um sítio novo em vez de irem logo morar para casa do milionário. E porquê milionários? Um homem com um salário normal não é suficiente?
O maior cliché de personagens masculinas: rico, poderoso, lindo, bom na cama… Mas com um passado negro!
Metam lixívia no passado! Se construírem uma personagem ao menos que seja credível. Porque é que o homem não pode ser feio mas rico e virgem ou lindo, burro e médio na cama? Porque é que a única coisa má tem de ser o passado que só está lá mesmo para engonhar e fazer um plot twists semi-previsível? Equilíbrio! As pessoas não são perfeitas e colocar o passado como única aspecto negativo é cliché e preguiçoso. Espero bem que a nova trend literária seja homens desfigurados porque sinceramente estou farta de os ver lindos e irresistíveis. E apaixonam-se SEMPRE por gajas ou sem sal ou normais e pobrezinhas, coitadinhas… *sigh* Surpreendam o leitor com algo novo e bem pensado, algo original. Mas Ruiva, isto vende bués! Não digo que não, hey hentai também vende imenso, mas depois o vosso manuscrito é igual a todos os outros. E num mercado onde o pessoal tem de se “stand out” é melhor começarmos a mudar em alguma coisa.
E agora vou escrever que tou 3k atrasada!
Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

November 2013
M T W T F S S
« Oct   Dec »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: