Tidy Friday: flash!

BEM-VINDOS à Tidy Friday Flash! Uma Tidy pequenina mas que vai directa aos pontos da semana!
A TINY LITTLE RANT from a reader: 
I was sorely disappointed to notice that our beloved author Marillier was unable to come to Oporto once again. It has been a sad year for our city: 0 foreign authors have come to meet our wonderful city, while in Lisbon at least 3 of them marked their presence. Although I know that Marillier was always in good companion, I hope that one day the Publishing Houses will remember that there are more cities in Portugal than just Lisbon and the last time a foreign author was here: George R. R. he had more fans waiting for him in Oporto than in Lisbon. The city of Sintra is absolutely amazing and I hope that the view was enough to inspire you to write something based on our country!
Ponto nr. 1: Estive a sucumbir, destrui maços e maços de lenços, apeguei a minha gripe ao mundo e de repente depois de muito cházinho melhorei e estou outra vez boa!
Ponto nr. 2: Como estive dois dias de molho fiquei SUPER late na porra do NaNoWriMo, e os meus meninos não me deixam escrever nem fazer plot porque estão sempre ao murro ou ao estalo ou a roubar canetas bla bla! Ou seja I DON’T HAVE TIME! Estou umas 5000 palavras atrasada 😦 (ontem nao escrevi grande coisa, estava a 0 de inspiração).
Ponto nr. 3: Com esta cena das provas para os professores, vou-me juntar pela primeira vez aos professores e dizer: Finalmente, temos motivo para reclamar!
Ponto nr. 4: I am writing a book, portanto sim leitura vão estar muito paradas! Vou escrever a crítica do “O menino de Cabul”, mas de resto vão ter de esperar um bocadinho! Bear with me, estou a tentar escrever um romance durante um mês!
Mas primeiro… o NaNoWriMo!

Progresso de escrita:

Hoje chego às 10 mil palavras e vá com sorte amanhã faço outro sprint para apanhar as diárias para ao menos parecer que estou a escrever uma coisa average. O problema é que como ainda planeei muito pouco do meio, vou estar igualmente a planear isso durante o fim de semana. Estou a ler diversos capítulos sobre meios porque, embora o enredo da Adosinda me tenha saído muito bem durante uma semana, este nem por isso. Acho que a falta de uma vilã ao início prejudicou um pouco a história. Comecei isto com um conflito entre personagens e um love interest e depois é que pensei numa forma de começar a história. Enfim, esperamos que eu tenha muitas epifanias e isso me ajude! :3

Professores:

(Normalmente aquela gente chata tipo os da STCP que estão sempre em greve)
Esta semana para além de estar a escrever, estive atenta ás notícias referentes à mnha profissão. Pela primeira vez sinto que o Sr. Crato está doido e que estou numa very bad plot, onde o vilão, o ministro é tão mau vilão que está chapado para os leitores as intenções da prova… Ora vejamos:
– No decreto de lei que saiu diz a data e valores monetários.
– Pelo que se vê nas notícias toda a gente menos os do quadro (e pelo que diz no decreto de lei pelos vistos foi o pessoal que já foi avaliado e tirou Bom é que esta dispensado);
– A prova custa 20€ e é obrigatória para se quisermos candidatarmo-nos ao Concurso Nacional.
Ora vejamos Vagas para Alemão: 0
Vagas para inglês são mais, quantas colegas minhas ficaram colocadas em inglês: 0!
Vou fazer a prova para me candidatar a um concurso que não vou ter lugar E QUE ESTÁ no diploma da faculdade que eu estou APTA a dar aulas e a concorrer ao Concurso Nacional??
CARALHO, a prova devia de ser para as múmias que já nem se lembra do que estão a dar muitas vezes porque dão as mesmas aulas over and over again não para criaturas que acabaram e sair da faculdade e acabaram de gastar 2000€ para terem de dar mais 20€ + 15€ para uma prova que já fizemos o ano passado. Eu sai da faculdade há um ano, ok? Eu sei que pelo menos o pessoal de letras PENA! Mas pena de uma forma que vocês nem imaginam. Uns desistem, uns tiram más notas, outros sobrevivem mas a custo.

Porque carga d’água só vou eu e outras criaturas que pelos vistos ainda não são do quadro fazer uma prova? Sabem porquê, sabem meus lindos? Primeiro porque estamos falidos e o ministro precisa de dinheiro para ir dar aos colégios, segundo porque o nosso sistema de ensino continua … uma valente MERDA! Tipo o que sai da boca da Margarida Rebelo Pinto! Porque é que UM exame, UUUUMMM deve ditar se eu vou à merda do concurso quando passei UM ano a fazer testes, dar aulas, fazer uma tese?

E vocês dizem: então, mas estás mais que preparada para fazer a prova!
Mas eu nem sei o que caralho vai sair! Vai sair uma matriz, não vai? Ninguém sabe como vai ser o exame, quem vai corrigir etc! Vocês aceitavam pagar para fazer uma prova da qual não sabiam nada, só a data e o pagamento?
E é isto que lixa os professores, o não saber! Nenhum aluno gosta de ir às cegas para um teste e um professor muito menos. Por isso, por favor parem lá com as palas e a verem só exames aqui e acolá e comecem a pensar em fazer algo realmente produtivo para os professores como acções de formação. Mas acções de formação a sério. Coisas que nos ajudem como professores a melhorar, porque se sair por exemplo um Sistema de Lei de Bases e um professor não souber isso, é grave, mas pior é o professor que não sabe ensinar e isso não há exame no mundo que dê para ver se um professor sabe ensinar ou não! Não há, nem nunca vai haver! Por isso voltamos ao início, isto é mesmo uma forma de sacar guita e começar a baixar os candidatos para o concurso nacional.
Agora vou escrever que tenho muito para recuperar!
About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

2 responses to “Tidy Friday: flash!

  1. Olha, hoje não gostei muito. Motivos:
    1. Só agora é que achas que o Crato está maluco e que há razões para protestar? Tens andado desatenta. Anda tudo doido há muito tempo e o ensino público, aquele que garante que há um mínimo de igualdade entre as criaturas deste país, está a estourar. Este exame é só mais uma medida de um ministério que não respeita os seus próprios funcionários.
    2…. Errrr….múmias? Múmias??? A sério? De repente, senti-me enfaixada em papel higiénico e não gostei, depois de tantas conversas que temos tido! Primeiro, as múmias também fizeram esse percurso: curso, estágio, etc. Segundo, lidam com os jovens diariamente há anos. Terceiro, cada fase tem as suas vantagens, a maior da juventude será o dinamismo, a do tempo é a experiência. Não são todos bons? Pois não, mas os jovens também não vão ser todos bons. Ganharíamos em trocar conhecimentos e ideias, sem insultos, que tenho muito respeito pelos colegas que estão a tentar dar os primeiros passos nesta profissão cada vez mais difícil.
    Mais, não foram os professores dos quadros que inventaram o exame, nunca conheci nenhum, mais múmia ou menos múmia, que concordasse com ele. E, sim, também nós sabemos que é uma forma de sacar dinheiro e manter mais pessoal fora do ensino, uma idiotice e uma estupidez.

Leave a Reply

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

November 2013
M T W T F S S
« Oct   Dec »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

