Na Cama dos Reis

Na Cama dos Reis
Noites de Núpcias
Juliette Benzoni
Páginas: 248
Editora: Planeta

Sinopse: Muito já se publicou sobre o casamento. Mas pouco, ou quase nada, sobre os momentos íntimos no segredo das alcovas depois das cerimónias oficiais.
Juliette Benzoni, historiadora e romancista, soube encontrar o fio condutor dos escritos e memórias de várias personagens da História, desde noites de núpcias de deuses, de reis a príncipes. Noites grandiosas de Alexandre, o Grande, noites resignadas de Luís XVI, noites reticentes, noites de lágrimas, estranhas, entusiastas e desesperadas. Noites dramáticas, da tenda de Átila, o Huno ao quarto de Mayerling, terminam em amor ou ódio instilados no sangue.
Este livro conduz-nos por estas noites secretas e nunca reveladas e que, por vezes, mudaram o curso da História.
Noites dos Grandes. Mas talvez também as nossas. Todos podemos reencontrar as nossas experiências e confrontar as nossas decepções e sonhos.
Na cama com reis é uma mistura entre histórico e ficção e não ficção. Complexo? Mas no fundo é isso que o leitor nota ao ler as diversas páginas. Escrito como se estivesse a contar uma história (nota-se que a narradora ou narrador faz comentários, ironiza), Benzoni dividiu o seu livro com histórias diversas, desde noites de núpcias que foram felizes, dramáticas e com muito sangue ou as mais tristes. Com bastante pesquisa histórica em algumas histórias, acrescentando numerosos detalhes à nossa cultura geral, outras pecam por ser conhecidas e de não serem tão interessantes (por exemplo a noite de núpcias de Átila).
Na cama dos reis é um livro mais informativo do que ficcional, apoiando-se na técnica do “tell” ao invés de criar narrativas ficcionais com as histórias. Visto ser este o primeiro livro da autora que li, julgo que o “tell” foi utilizado por economizar espaço de forma a caber mais histórias. No entanto, sendo um livro de não-ficção não provoca qualquer tipo de sentimento ao leitor a não ser curiosidade de ler qualquer tipo de ficção sobre essas histórias. (Claro que isto para mim é eye candy) Não é um livro para ser lido de seguida, mas sim para ser consultado várias vezes e até motivo para inspirar ou estudar. Talvez tenha sido o ideal para eu começar a autora, visto que terei oportunidade para ver como Benzoni se porta na ficção histórica.
Resumo:
O livro serve para aumentar a cultura histórica;
O estilo de escrita da autora;
    Advertisements

    Leave a Reply

    Fill in your details below or click an icon to log in:

    WordPress.com Logo

    You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

    Twitter picture

    You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

    Facebook photo

    You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

    Google+ photo

    You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

    Connecting to %s