Na Cama dos Reis

Na Cama dos Reis
Noites de Núpcias
Juliette Benzoni
Páginas: 248
Editora: Planeta

Sinopse: Muito já se publicou sobre o casamento. Mas pouco, ou quase nada, sobre os momentos íntimos no segredo das alcovas depois das cerimónias oficiais.
Juliette Benzoni, historiadora e romancista, soube encontrar o fio condutor dos escritos e memórias de várias personagens da História, desde noites de núpcias de deuses, de reis a príncipes. Noites grandiosas de Alexandre, o Grande, noites resignadas de Luís XVI, noites reticentes, noites de lágrimas, estranhas, entusiastas e desesperadas. Noites dramáticas, da tenda de Átila, o Huno ao quarto de Mayerling, terminam em amor ou ódio instilados no sangue.
Este livro conduz-nos por estas noites secretas e nunca reveladas e que, por vezes, mudaram o curso da História.
Noites dos Grandes. Mas talvez também as nossas. Todos podemos reencontrar as nossas experiências e confrontar as nossas decepções e sonhos.
Na cama com reis é uma mistura entre histórico e ficção e não ficção. Complexo? Mas no fundo é isso que o leitor nota ao ler as diversas páginas. Escrito como se estivesse a contar uma história (nota-se que a narradora ou narrador faz comentários, ironiza), Benzoni dividiu o seu livro com histórias diversas, desde noites de núpcias que foram felizes, dramáticas e com muito sangue ou as mais tristes. Com bastante pesquisa histórica em algumas histórias, acrescentando numerosos detalhes à nossa cultura geral, outras pecam por ser conhecidas e de não serem tão interessantes (por exemplo a noite de núpcias de Átila).
Na cama dos reis é um livro mais informativo do que ficcional, apoiando-se na técnica do “tell” ao invés de criar narrativas ficcionais com as histórias. Visto ser este o primeiro livro da autora que li, julgo que o “tell” foi utilizado por economizar espaço de forma a caber mais histórias. No entanto, sendo um livro de não-ficção não provoca qualquer tipo de sentimento ao leitor a não ser curiosidade de ler qualquer tipo de ficção sobre essas histórias. (Claro que isto para mim é eye candy) Não é um livro para ser lido de seguida, mas sim para ser consultado várias vezes e até motivo para inspirar ou estudar. Talvez tenha sido o ideal para eu começar a autora, visto que terei oportunidade para ver como Benzoni se porta na ficção histórica.
Resumo:
O livro serve para aumentar a cultura histórica;
O estilo de escrita da autora;
    Advertisements

    About Adeselna Davies

    Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

    Leave a Reply

    Fill in your details below or click an icon to log in:

    WordPress.com Logo

    You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

    Twitter picture

    You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

    Facebook photo

    You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

    Google+ photo

    You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

    Connecting to %s

    Blog stats

    NetGalley Wellness Challenge

    October 2013
    M T W T F S S
    « Sep   Nov »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  

    Goodreads

    Livro do mês

    Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

    IL Buttons

    %d bloggers like this: