Tidy Friday #20! Chegamos ao 20!

Primeira mensagem relevante do dia:
– O meu pc está a morrer! Se algum dia me virem aos berros no Facebook é porque a maquineta decidiu pifar de vez!
Segunda mensagem relevante:
– Estou em negação! Quero ler livros, mas não quero escrever críticas! Porquê? Porque estou em negação. Sinto falta de ler livros pesados, daqueles que fico uma semana enjoada, mas depois sei que não vou ter vontade de escrever uma crítica. Por outro lado quero ler livros que me apetece daqueles light, mas não quero escrever críticas para não me repetir.
Terceira mensagem:
– Como o meu pc está a dar as ultimas veeery very slowly, saquei o Lord of the Rings online para jogar e a criatura crashou-me toda! Isto para dizer que a review do jogo ainda irá demorar um cadinho, entretanto ando a jogar Little big planet kart e quero atirar coisas contra o LCD que está no quarto do meu homem! 
E agora sim, podemos começar a Tidy!

Esta semana passei-a toda a enfiar manuais no OLX, a receber chamadas e a entregar livros. Entre tirar fotos aos manuais, catalogá-los, pesquisar preços acho que estou pronta para meter no meu CV que tenho experiência em vendas! X) Isto ao mesmo tempo que estou a fazer design do meu CV para algo novo e chique (like they give a damn) e ainda a procurar emprego em tudo que seja AEC, centro de estudos, etc, etc… Ainda quero ir lá para fora trabalhar, mas enquanto não aparece nada, tento para aqui. Continuo, de igual forma, a ler manuscritos e a ler críticas e pareceu-me relevante escrever os 5 piores erros que os autores amadores fazem, vocês sabem, tirando o óbvio: erros de escrita/ortográficos. Vamos lá ao top:

TOP 5 ERROS QUE OS ESCRITORES AMADORES FAZEM:

DISCLAIMER: O pessoal que me disser: hey eu sou um autor amador e não faço isso – leva um murro! Isto é completamente generalista e visto do meu prisma como editora. Não quero dizer que todos os autores amadores fazem isto… mas notei um padrão.
1) Estupidificar a personagem principal para a plot avançar:
Isto nem é um problema dos autores amadores, mas há muitos que sofrem disto. Uma coisa é as personagens cometerem erros e sofrerem as consequências. Outra é a personagem se apresentar como inteligente e tornar-se burra só para a história avançar e criar conflito. Se os autores pensam que nós não notamos: think again!
2) A personagem principal ser um reflexo da autora/autor:
Este é talvez um dos piores erros. Se este for o seu primeiro livro e se você para além de autor é professor, não coloque a sua personagem como professor. Normalmente os autores escolhem a mesma profissão porque se sentem mais à vontade e não têm de fazer pesquisa. Contudo nota-se bem quando se lê que a personagem principal nada é do que um reflexo do que o autor é/foi e estamos a ler uma auto-biografia com fantasia à mistura. Repitam comigo: fazer pesquisa é fixe!
3) Descrever a personagem num romance com narrador na 1º pessoa através de um espelho:
Meh! Quando vejo isto nos livros my eyes roll. Já foi feito milhentas vezes, nobody cares. Especialmente porque é estranho ver alguém a dizer: Quando olhei para o espelho os meus olhos estavam com olheiras e a boca apresentava um tom vermelho. – Eu não sei quem é que fala assim, porque sempre que eu olho para o espelho penso: Credo, mulher estás cá com umas olheiras, ui ui, agora é que vai fugir tudo! Mas um bocadinho de base aqui e ficas a coisa mai linda!
4) Nunca ninguém viu filmes de zombies/ vampiros/ whatever por isso nunca ninguém sabe o que fazer quando encontra um!
Isto deve ser das coisas mais irritantes possíveis, até porque não são só nos autores amadores, mas sim em séries e filmes. Mas lá porque isto se passa em séries não quer dizer que vocês tenham que seguir! Livros que se passam na actualidade e nunca ninguém sabe o que é o Twilight ou o Nosferatu mete-me impressão. Especialmente quando depois as criaturas aparecem, dizem o que são e de um momento para o outro as personagens lembram-se: ah sim vampiros… já sei o que são… ai depois de eles dizerem é que vem à memória? Tsk tsk
5) Estão a ver as personagens secundárias? Pois, vamos esquecê-las e mete-las lá só porque sim!
Algo também bastante irritante é quando temos personagens secundárias, tipo sidekicks que estão lá… só porque sim! Estão lá para a personagem principal só ter com quem falar, mas de resto não servem propósito nenhum de vida. Não têm personalidade, não têm nenhum foco nelas, são apenas figurinos. Se for autor e tiver um role de personagens secundárias tente dar alguma personalidade e uma história paralela, para não ser apenas uma história focada nos dois protagonistas.

TOP 5 ERROS QUE OS BLOGGERS/REVIEWERS/ CRÍTICOS FAZEM:

1) Ignorar o período em que o livro foi escrito:
Escrever uma crítica de um livro do século 14 é completamente diferente do que escrever uma crítica de um livro que saiu o ano passado. Por conseguinte, ler um “Lycidas” do Milton e um livro da J. R. Ward não vai ter o mesmo peso. Muitas vezes os bloggers/reviewers parecem-se esquecer disso e escrevem uma opinião onde parece que escapou 90% do livro. Claro que ler um Lycidas, um Paradise Lost, um Decameron ou uma Divina Comédia não é pera doce, já ler o Anna Karenina não foi – por isso antes de começar a ler um livro, adaptar a critica em função do livro;
2) Dizer que o livro foi escrito no século XIX/XVIII e por isso tiveram dificuldades com a linguagem:
Esta é pior desculpa de sempre. É verdade que já antigamente esta desculpa parecia moda: não está escrito como nos dias de hoje, por isso tive dificuldade. A menos que o livro esteja em old english, até porque se bem me lembro no 10º ano tive de ler poemas medievais em português (que era metade espanhol, metade português), por isso ler livros do século 17/18/19 não é nenhum quebra cabeças e não serve como desculpa!
3) Ocultar traduções de bosta.
Este é o que me mete mais confusão – quando estou à procura de críticas do livro e só leio maravilhas, compro e depois vejo que não consigo terminar o livro devido ao excesso de erros de tradução/ortográficos/sintaxe. Se vocês são aqueles bloggers que denunciam traduções de bosta, I salute you!
4) 1 linha de opinião, 2 parágrafos de sinopse:
Este fiquei eu chocada por ver no Goodreads, 3 opiniões do mesmo livro, onde a dita cuja era uma linha. Alguns bloggers ainda fazem isto, outros já se deixaram, a verdade é que fiquei chocada por ver críticos profissionais lá fora a fazerem isso. Aprendam comigo!
5) Dar erros de conteúdo:
Não há nada pior do que ler uma crítica a um livro de Fantasia e ver o blogger a chamar de distopia, ou um livro sobre abusos e ser chamado por reviewers de romântico… (esta vi eu no Goodreads e fiquei chocada) Pesquisa é mais do que ir à Wikipedia, é pegar em artigos, ler, aprender e depois desenvolver os nossos conhecimentos através da ficção. Lembrem-se, ter um blogue é fixe, damos a nossa opinião, lemos livros que gostamos, mas também estamos a vender um produto e vender um produto com erros não é bom.
Agora ide na paz da vossa alma, enquanto eu faço uma cirurgia “muy” complicada ao meu pc e vou ler umas coisinhas! 
About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

2 responses to “Tidy Friday #20! Chegamos ao 20!

  1. opah tu até me fazes tremer. Bolas… Mas sim, tiro-te o chapéu, porque és mesmo boa nestas merdas de análise: nota-se a léguas…
    Beijos Ana Filipa

  2. Ah ah ah essa dos livros de outras épocas. Farto-me de rir quando leio: “não gostei do livro x do séc. XV porque não aprofundava o assunto tal…” dah, no séc. XV o “romance” ainda nem sequer estava instituido…

Leave a Reply

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

September 2013
M T W T F S S
« Aug   Oct »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

