Tidy Friday (especialmente numa Quinta… because we don’t care)

Hoje é Quinta-feira, mas como eu gosto de vos dar surpresas, decidi fazer uma Tidy na quinta, because fuck you that’s why! Also amanhã vou estar ausente e para que haja Tidy fazemos um pouco mais cedo. Esta semana tenho andado exilada por terras do Norte, num refúgio espiritual e a ler pouco quase nada já que tenho passado mais tempo a meditar. Esta semana li um livro e ando a ler outro e tenho de ler outro… ai… ai vou voltar para o meu retiro que isto é só notícias tristes… Mais triste é o facto de esta semana o meu retiro espiritual ter sido passado à frente da televisão a ver os trocadilhos da Teresa Guilherme que me mexem com o cérebro e as telenovelas onde há mulheres paranóias e pais solteiros… preciso dos meus livrinhos! Livrinhos!

Os livros:

Esta semana consegui ler um livro! Sim um mísero livrinho, mas senti-me tão cansada depois de o terminar de ler que nem tenho coragem de pegar em outro. O livro foi o “Revolução Paraíso” gentilmente cedido pela Porto Editora. O segundo que estou a ler… ah não digo! Faz parte de uma surpresa ^_^ (e vocês não gostam de surpresa por isso odeiam-me (´;д;`) )

Obituário:

O autor escocês Iain Banks morreu no passado dia 9 de Junho devido a cancro. O autor de Wasps Factory e o mais recente The Hydrogen Sonata e The Quarry. Nenhum livro está traduzido para português.

Blogosfera:

Depois da dose enorme de lançamentos esta semana passamos à acção! (ヘ。ヘ)
Esta semana o escândalo foi no Facebook uma editora contra uma blogger nossa conhecida. A pobre da blogger estava a tentar alertar as pessoas para um e-mail que recebera há muito tempo para que não caíssem na esparrela. A editora veio qual virgem ofendida defender o e-mail que os próprios enviaram, sem que no tópico estivesse mencionado. Claro que agora se virem eles tiraram TUDO, mas cá a je tirou alguns print-screens épicos e como é raro as ditas cujas cairem na esperrela de nos entreterem, aqui vão alguns:
Pronto fui fofinha, protegi a identidade de toda a gente (awww) e até da própria dita cuja. Ora vamos lá a uma lição de relações públicas. Meet your teacher:
  1. Tudo o que se escreve na internet fica registado através de um Printscreen, sim aquele botão que diz “PrtScn” é uma praga, por isso tenha cuidado. O Facebook tem a opção de “delete” ou “edit” mas pense que é apenas um botão ao nosso alcance;
  2. Nunca admitir que a carapuça lhe serviu. A editora não foi mencionada pelo que escusava de se meter ao barulho. Se falarem da sua empresa a menos que a mencionem directamente, escusa de estar a dar chapadas de luva branca. Ninguém gosta de levar porrada e também ninguém tem pachorra para virgens ofendidas;
  3. Tratar toda a gente com respeito e coordialidade. Especialmente numa empresa que é uma editora, nunca tratar possíveis autores e leitores como se fossem colegas de Facebook. Lá porque eu sou vossa “amiga” não quer dizer que não queira ser tratada com respeito e algum formalismo.
  4. Um pedido de desculpas fica sempre tão bem: gostamos de saber que incompetência é punida. Ninguém gosta deles e um pedido de desculpas é sempre o mínimo que uma pessoa consciente faz. No caso desta Editorial poderia ter chegado lá e dizer: Caros leitores, pedimos desculpas pela conduta ontem que o gestor do nosso Facebook teve. Lamentamos o sucedido e faremos os possíveis para que o mesmo não volte a acontecer. – Et voilá – curto, sem dizer muita coisa, mas com um tom formal. Não é preciso ter um curso em relações públicas para saber que isto é the least! Mas pelos vistos o pessoal desta editora precisa, pois nem sequer isso fez.
  5. Nâo tente apagar as mensagens como se isso adiantasse de alguma coisa. Só fica mal. Admitir os erros é melhor, é uma atitude bem mais corajosa.
5 passos que qualquer pessoa devia de saber. Mas não, meus amores, não! Esta editora não conseguiu ficar de bico calado e tentou, com muito esforço, defender que era normal pagar para publicar e que a nossa querida blogger, que nem sequer enviou um manuscrito, simplesmente pediu informações quanto às condições para publicar e PUMBAS: tabelas de preços. Meus amores, eu escrevi um artigo para a Trëma de como se caça uma Vanity, mas nunca pensei que a melhor forma de caçar uma era a mais óbvia: enviar um e-mail a perguntar as condições! ≧(´▽`)≦ Tão fácil, meu Deus, tão fácil. Começo a pensar seriamente se as vanities têm algo de bom, porque:
  • Serviço de revisão: they suck at it!
  • Divulgação: pelo que vi nos contratos, o autor é que faz;
  • Relações públicas: não têem!
Ora se não têem revisores, não têem relações públicas. Ó meus queridos, não me digam que são como os Livros D’Ontem que só tem CEOs? Ora deixem lá de ser sumíticos e toca a contratar pessoal qualificado para fazer o papel que vocês não conseguem fazer. Um relações públicas benzia-se a ver esta intervenção! E eu vou acender mais uma velinha para esta gente, que isto olhem, é uma tristeza!
A conversa não ficou por aqui, mas a intervenção da editora sim. Esperemos que depois disto tenha tido o bom senso de aprender algo na Internet… ou não, porque se calhar vêem para aqui dizerem para eu apagar o post… like that’s going to happen!
Espero que para a semana já tenha o ritmo de leituras em ordem e boas notícias para vocês (●´∀`)ノ♡ com todo o amor e carinho, vamos lá ver se o tema muda porque de caminho isto parece uma caça às bruxas. E agora a banda sonora desta Tidy:

Advertisements

3 thoughts on “Tidy Friday (especialmente numa Quinta… because we don’t care)

  1. Thanatos says:

    A Sô Dôtora não fez o trabalhinho de casa. Iain M. Banks já foi publicado cá em Portugal. E logo o primeiro livro da Culture. Pensa em Phlebas é o título do mesmo.

  2. Olinda P. Gil © says:

    Já me aconteceu enviar mail à editora a dizer:
    – Tenho um original para submeter à vossa editora, como preferem que eu envie? Em papel ou digital?

    Resposta:
    – Tabela de preços…

    (tudo a ver…)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s