Um instante de amor (From the land of the moon)

Um Instante de Amor
Milena Agus
Editora: Presença
Nº de Páginas: 96

Sinopse: 

Um Instante de Amor conta-nos a história de uma mulher extraordinária que viveu em Cagliari, na Sardenha, durante a Segunda Guerra Mundial. A rigidez do meio onde nasceu não se compadece com a sua natureza sonhadora e romântica e, embora seja extremamente bonita, os homens estranham-na, e o amor teima em fazer-se esperar.

Primeiro de tudo, não leiam o resto da sinopse. Esta parte é óptima e o resto da sinopse mata o twist final que torna este livro delicioso. O livro é pequeno, por isso a crítica não vai ser daquelas coisas grandes. Começo por dizer que não li a sinopse, mas quando vi o número de páginas pensei imediatamente: argh provavelmente vai ter infodump ou vai ser todo em tell. Acertei na segunda. Embora o livro seja de facto escrito através da escrita do relato pela neta, ainda bem que o é. De facto, um instante de amor, pode à primeira vista parecer um daqueles romances “blitz” quase insta, mas na verdade o livro falar sobre a infelicidade do amor e a dificuldade em conseguir apaixonar. A personagem da avó é ao mesmo tempo um misto de fascínio e a mistura entre realidade e ficção dentro da ficção está bastante bem feito. Aliás é essa fronteira entre as personagens e entre a ficção que mexe com sentimentos como desilusão, esperança e amor.
Tal como aconteceu com o livro da Agatha Christie “Noite sem fim”, Um instante de amor tem um twist final que rouba toda a esperança que o leitor depositou durante o livro. As 92 páginas são suficientes para conseguir fazer um tumulto de sentimentos dentro de nós, pegando em temas simples e com personagens empregando bem uma técnica tão mal amada pelos autores e leitores.
Só por isso, “Um instante de amor” merece ser lido e saboreado mesmo depois de terminado.
Entretanto, já passei metade do livro “Terraços de Teerão” e vou começando a escrever a review porque tem de facto bastantes coisas para pesquisar a nível histórico do Irão.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s