A lenda

A Lenda
Inês Cardoso
Editora: Chiado Editora
260 páginas

Sinopse:

Quando Alice vê a coruja pela primeira no dia em que tudo muda, nunca espera voltar a ter outro encontro com este animal nocturno tão inteligente. O que acontece depois é ainda mais inesperado e causa uma reviravolta na vida de Alice.
Quando se vê num novo mundo severamente controlado pela violência, Alice pode apenas contar com o misterioso rapaz que ajuda a desvendar os segredos bem escondidos desta nova sociedade e que lhe conta acerca da Lenda que é a única esperança que resta a este povo condenado. Mas poderá mesmo Alice confiar neste rapaz? Será ela a verdadeira Alice da Lenda? Uma ida ao castelo pode mudar a perspectiva de Alice face a tudo o que sempre pensou ter como garantido.
Primeiramente baseado no conto tradicional de Alice No País das Maravilhas, este livro mostra-nos um País das Maravilhas muito diferente do que todos conhecemos, baseando-se também nas emoções fortes vividas durante a adolescência, essencialmente o amor, o medo e a vingança.
“A lenda” é um livro escrito por uma rapariga de 16 anos que, consegue por vezes bons momentos narrativos, mas por outros a idade da autora cobre uns momentos menos bem conseguidos. Isto poderia muito bem ser uma fanfiction de Wonderland, mas em vez de uma coelho temos uma coruja, a Alice está lá, o Hatter também e a Raínha de copas, embora não se chame assim, Carmen é o seu nome, também temos uma raínha má e tirana. A nível de narrativa, a estrutura está boa. A história está bem criada para algo que começou como fanfiction, companha-se bem , tem alguns pedaços de worldbuild que se pode acompanhar sem recorrer ao infodump e transmite valores ainda que básicos como a amizade, coragem e o bem contra o mal, onde o bem sempre vence.
Os momentos menos bem conseguidos, são, através da personagem de Alice (que é um pouco cliché), que não se pode deixar de pensar ser um alter-ego da autora. Ela própria refere-se como alguém anti-social que não precisa de amigos, e só quer proteger a mãe. É “mais madura para a idade” e lê Shakespeare porque gosta (yeah right). Ora bem, uma coisa que os autores jovens de hoje em dia têem de parar de fazer é isto. Eu conheço quem tenha lido Shakespeare aos 14 anos e sabem o que pensaram? Que horror! Shakespeare é uma bosta. Porque sim, essa é a reacção normal de um adolescente. Já não é a primeira vez que vejo isto em livros de autores jovens, onde a personagem adolescente lê clássicos e adora. Outra coisa a verificar é que a Alice apaixona-se demasiado facilmente, quer casar e para variar torna-se boa caçadora num instante (ainda que depois caía e quase morre, bem isso podemos passar à frente). Quanto ao Hatter querer casar, parece-me normal, ele vem de um mundo diferente, tradições diferentes, agora uma rapariga do século XXI de 15 anos querer casar-se não é ser mature, é ser precipitada, e Alice é-o muitas vezes. A personagem de Hatter está bem desenvolvida, mas a personagem principal tornou-se irreal.
Por fim, “A lenda” é um bom livro de YA para aqueles leitores mais jovens (idades entre os 12-18 anos), que também serve para os adultos embora estes consigam detectar estas pequenas falhas típicas de um romance escrito por uma jovem. Talvez no próximo livro a autora tenha tido estas partes mais em consideração. Afinal é a escrever e receber críticas que se aprende!
Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

May 2013
M T W T F S S
« Apr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: