Tidy Friday #5

Bom dia! Bom dia! Ai meus amores, estou tão feliz que estou mesmo capaz de arrancar uma perna ou um olho a uma personagem minha! Estou mais ou menos assim:

Os livros: 

Esta semana lá meti aqui duas quickies dos livros Death Blow e Dark Shadows. Li ainda mais dois livros da série Ava: Thirst e Taunt, mas ainda estou à espera de inspiração para escrever as críticas/quickies.
Por falar em surpresas e felicidade (e sim isto interessa-vos), vou começar um desafio temático… ah não espera são DOIS desafios temáticos (uhhh). Um conta com o apoio da editora ASA e é relativo ao Médio Oriente e o segundo é sobre vikings! (Ai daqueles sexys e todos bons e também tenho dos maus que racham crânios… mas também são sexys!)
Coisas fofas e giras para vocês (e para mim). Já recebi o e-book do livro “Escravas” e tenho aqui o “A história das princesas árabes”. Ou seja durante este ano, vou ler estes livros dedicados a esta temática, para complementar aqueles que ando a ler (descobri que visto estar em casa o dia todo, papo e-books que é uma coisa tola – aqueles que andei a acumular durante anos e anos).
No meu blogue inglês escrevi duas reviews grandes: uma extensa do Death Blow e uma do livro que defendi no Duelo de Titãs Big bad wolf.

Lançamentos:

Esta semana foi uma festa! A LEYA começou a avançar imensos livros para o catálogo de Abril e estes já se encontram na secção de Abril nos lançamentos. Podem ir lá cuscar (que eu deixo) as capas e tem o link directo para o site de LEYA para verem a sinopse, preço etc.
A Presença vai editar em Abril o 3º livro da série Os lobos de Mercy Fall (o que me relembra que tenho essa série para terminar), para quem gosta de coisas mais light a chancela da Presença: Marcador vai ainda editar A frágil doçura do bolo de limão e Está aí Alguém? sobre espíritos e fantasmas.
A Bertrand também já adiantou uma novidade:  livro de Marc Levy Se pudesse voltar atrás.
**Pausa para respirar**

A blogosfera:

Btw esta semana lá aconteceu o Duelo de Titãs e mandamos o Blogger com os porcos: se me quiserem ver a fazer figurinhas tristes e dar conselhos de higiene intima podem ver o duelo aqui e aqui! Parabéns à Elizabete Cruz por ter vencido ^^

Prima-donas:

Ontem foi o dia em que a LEYA apresentou aos blogues um projecto, onde os blogues poderão ter um perfil na leyaonline, publicar lá as críticas, remeter essas críticas para o blogue e recomendar livros para o público em geral. Por cada crítica/opinião ganham X letras que depois usam para comprar livros online. Até agora parece uma ideia porreira, visto que assim os blogues têm desconto e podem comprar livros com descontos e ajudar a economia em troca do seu suor. Podem ver aqui o perfil do blogue “Crónicas de uma leitora” que já está personalizado. As representantes dos blogues lá estiveram, umas queridas (aquelas que puderam naquela hora) e qual é o meu espanto, quando soube que um grupo de vocês se portou mal e mereciam levar com uma sardinha enlatada na tromba? Meninas, que a gente tem de ser umas para as outras e ajudar, não andar a fazer de conta que somos snobs, só porque o vosso blogue tem 600-800 seguidores e pensam que são mais que as outras. Estão a dar má fama ás outras bloggeiras simpáticas e super amigas que se ajudam umas às outras e a passarem a ideia que somos todos individualistas com a mania que queremos roubar os livros todos para nós!
Portanto meninas toca a portarem-se bem, senão a Ruiva vai aí abaixo a Lisboa, com uma lata de sardines, como as sardinhas num “molete” e atiro-vos a lata para ver se o snobismo vos sai da tola!
Ok admito, atirar um livro tem mais piada no contexto!

Passatempos:

Este segundo tema é mais sensível. Isto porque abrange blogues que eu sigo e gosto e outros que nem por isso. Esta é uma tendência que tenho visto em blogues/Facebook e por esse mundo aí fora:
Partilhas + likes + “Só lanço um passatempo quando chegarmos aos X seguidores”

Meninas, não sejam burras. Que vocês peçam “likes” em algumas coisas eu entendo. Por vezes o livro é oferecido pela autora/editora e é justo que façamos um like para pelo menos sabermos de quem é o livro que vamos receber. Quando fiz um passatempo da PEA, também gostaria que as pessoas tivessem feito “like” no Facebook (que não têm) porque é uma editora antiga, de respeito que anda em maus lençóis. Contudo acho que um likezinho é suficiente. Chega-se a um ponto em que tenho uma ou duas perguntas (ou nenhuma at all) e tenho de andar a fazer likes e a partilhar só para ganhar um livro. Eu sei que é publicidade gratuita, eu sei que é uma maneira de vocês chegarem a mais pessoas. Mas não se esqueçam que isso pode ter o efeito contrário. Pessoas que fazem like por causa do passatempo e depois retiram (oh sim essas pessoas existem). Lembro-me quando fiz o 1º passatempo aqui no blogue, os meus seguidores dispararam. Mal terminou fiquei com menos 10 seguidores. O que foi estúpido porque eu nem sequer pedia nome de seguidor!
Quando se participa num passatempo, o objectivo é ganhar um livro e para isso podemos ler a sinopse ou excerto e ao mesmo tempo que sabemos as respostas, conseguimos sentir se afinal estamos a gostar da sample que a editora nos deu, ou se a sinopse nos agrada. Ao fazermos likes e mil shares, o que sabemos do livro? Nada. É boa publicidade sim, mas primeiro não são vocês que dão o livro (são as editoras ou os autores), por isso porque é que estão a entupir o meu feed e a fazer com que eu tenha de fazer likes em coisas que eu não quero, quando o objectivo é ganhar um livro?
Outra coisa: porque é que só aos X é que lançam passatempo?? Porque o povo só quer coisas de borla e de outra maneira vocês não tinham metade dos seguidores, né? Certo. Então são um blogue só de passatempos e as opiniões são um extra? Porque é que nunca vi ninguém a dizer: Se chegarmos aos X seguidores, lanço uma crítica sobre o livro Y? After all, se o vosso blogue é de opiniões, os seguidores deviam de ir lá pelas opiniões e não porque ao X vocês dão coisas. Para isso eram blogues de passatempos e as opiniões eram o extra, né? Tou certa, tou errada? Olhem nem sei, só sei que estou farta de ver passatempos onde as pessoas fazem share e aqui a je tem de levar com eles. Voltem passatempos com perguntas e passatempos criativos! Eu gosto muito de vocês!
Oh come on nem vocês resistem a esta fofura a pedir-vos, por favor no more passatempos com likes!
Vamos todos dizer sim aos passatempos que falam sobre livros e sinopses e coisas fofas, sim?
Sim Tennant, elas prometem! Só por ti!

E pronto, terminou mais uma Tidy Friday! Agora tenho de fazer dois testes para a explicação de amanhã e morrer afundada em livros e terminar o planeamento do meu NaNoWriMo, que Abril é já daqui a 1 semana!! Fiquem lá com dois coelhinhos a darem um beijinho tão fofos e adorable e espalhem amor e carinho (mas não façam filhinhos, calma aí com o amor! – lol o Google queria que eu mudasse a palavra filhinhos para filhoses, tá bem filho!)
Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

16 responses to “Tidy Friday #5

  1. Vou ali rebolar mais um bocadinho de tanto rir e mais tarde virei comentar isto de forma decente 😀 😀

  2. oh yeah :D:D:D adoro a 6ªfeira! Sempre a tocar em pontos sensíveis e com verdades 😀

  3. Bem quanto aos passatempos..concordo! o primeiro passatempo do algodão foi quando chegamos ao 100 seguidores mas nunca mais fizemos isso. mas era só pq queríamos mesmo lançar um passatempo e se tivéssemos esperado até ao atingirmos aquele número, bem podíamos esperar sentadas x)
    Não pedimos likes nem partilhas, apenas que sejam seguidores. Felizmente nunca perdemos nenhum seguidor, mas também os nossos passatempo que tentamos que sejam diferentes têm poucas participações… mas é que a mim aborrece-me os passatempos de questionários, pq isso toda a gente faz 😉

    Quanto ao evento da Leya…pois confere. Foi uma situação awkward e que me deixou parva, pois pensei que todas as bloggers tivessem no mesmo patamar. E eu que fui tão querida e simpática! *-*

    Adorei esse desafio temático! uau! e ainda tens o apoio das editoras, que bom!

  4. 😛 um must read das sextas-feiras

  5. Tenho da LEYA sim, a Presença não sei, mas duvido. Mesmo assim vou ler os livrinhos 🙂 E ainda bem que gostam ^^ Tive a ver listas e listas de livros para escolher. Ler sinopses, ver onde estão disponíveis, etc 🙂

  6. Alu

    Entendo o que queres dizer com a critica aos passatempo . No entanto, no Baú dos Livros estou a dar um livro, usado, que era meu. Estou a fazer sorteio e para mim não tem muita lógica fazer perguntas, visto que se as pessoas estão interessadas, é porque á partida sabem sobre o que é.

    Também não é algo que faça com muita frequência e acho pior os blogs que praticamente so fazem publicidade de livros em vez de criticas lol Acho que esses sim, perdem muito.

    Gostei ^^
    Cumps!
    Alu

  7. Então vamos lá.
    Gostei imenso do desafio. Dou-te uma semana para surgir um desafio só de lobos, outro só de vampiros outro só de “coelhinhos” e etc. O tema Médio Oriente não me cativa muito mas com os Vikings já é outra história.

    Lançamentos LEYA… é de cortar os pulsos. Quero pelo menos metade e devo comprar pelo menos dois, espero conseguir um ou outro pela parceria para ler e opinar. O mesmo se aplica aos restantes da Marcador e Bertrand, gosto imenso de Marc Levy.

    Prima-donas… Pois. Não fui. Deve ter sido bonito de se ver. Possivelmente tinha-me rido um pouco mais do que durante o exame que estava a fazer nesse horário. (As sardinhas, embora já enlatadas, não têm culpa.)

    Passatempos, likes e partilhas e etc.. Bem de partilhas é muito raro participar. Se for por número de likes não participo mesmo e por seguidores… hum… ainda vá que não vá. Nos meus passatempos eu pergunto se são ou não seguidores (blogue/facebook), mas não existe obrigatoriedade. Aliás, até podem participar duas pessoas na mesma morada porque na mesma casa pode haver duas pessoas interessadas no mesmo livro. Faço os passatempos baseados na sinopse ou algo respeitante ao livro porque considero os passatempos uma forma de divulgação e é na leitura respeitante à obra que as pessoas serão cativadas a adquiri-la.

    Boa Páscoa.

  8. Mas afinal que raio se passou nesse encontro?!? o.O

    Relativamente aos passatempos peço que sejam seguidores via blogue ou via facebook porque é assim que quero e porque é mais fácil controlar se há apenas uma participação por pessoa. Partilha de links fiz uma vez, deu confusão, nunca mais.

    Ultimamente tenho tentado fazer passatempos originais, porque, tal como a Mafi, também estou um pouco cansada dos questionários. E as pessoas divertem-se com os jogos ou pelo menos só tenho recebido feed positivo. Tenho de afinar/refinar o DRC mas isso é outra história xD

    Adoro mesmo esta rubrica *.*

    Beijinhos

  9. Ahah como sempre estas on fire!!!

    Ora bem, primeiro, adorei que o duelo tivesse ali um cantinho so dele, principalmente por teres sido sincera e teres resumido tao bem a tua participacao eheh

    Em relacao aos desafios esquece. Ate vou desistir de alguns meus :-\ com tanto ebook, so vou ler lvrosfisicos mesmoooo prioritarios.

    Sardinhas? Oh coitadas. Se calhar estava acheirar mal e por isso e que tinham o nariz empinado!!!!! Tomem la morangos…

    Passatempos tenho que apoiar a minha socia. Passatos de partilhas nunca participo, demasiada preguica!! Sorry.

  10. Ahahah como eu adorava estar na reunião de ontem… Ana junto-me a ti com as sardinhas, e metemo-nos as duas numa camioneta ali na batalha, rumo a lx e tratamos do assunto x)

  11. Olás.
    A sério que sou o único gajo que lê isto?! Only girls? Anyway…
    Acho que desta vez deste pouca pancada. Gosto de sangue e quando não tenho a minha dose bem servida fico inconsolável…
    Vou já investigar esses lançamentos da Leya. Espero é que lá, como nos outros espaços, façam umas promoções daquelas “voas” porque os livros estão pela hora da morte. Sim, já sei que há os e-books mas para mim não funciona. Primeiro o preço não é tão baixo quanto isso, depois, se encontrar promoções consigo livros (daqueles a sério com páginas e capas para ter numa estante e pôr-me feito parvo babado a olhar para ela thinking “Ah, os meus meninos!!!) ao mesmo preço e ainda porque não gosto de ler no computador. Para além de ser um agarrado da leitura sou viciado em possuir os livros como objecto e com os e-books fico com o quê?
    A questão dos passatempos é pertinente embora no meu caso não tenha grande aplicação. Não participo quase nunca e no meu blogue não os faço. Também não tenho parcerias… Quando algum dia decidir fazer um passatempo e dar algum livro logo verei como fazer.
    Fico contente que tenhas conseguido fazer a rubrica.
    Vou agora ver o tal duelo…

    Boas leituras e tal… 🙂

  12. à questão da mafi de passatempos repetitivos: Antigamente faziam-se (e ainda com mais frquência a pedido de algumas editoras) passatempo de frases, imagens, fotografias etc…tive vários enquanto no das perguntas tinham-se 200 ou mais participantes no das fotos, frases era entre 10 a 50…depois a editora pgta o número de participantes XD tipo ou querem algo criativo ou querem quantidade de paricipações? XD

  13. Bem o meu último passatempo teve 15 participações, mas não foi publicitado por nenhuma editora. Deram-me o livro e por sua vez ofereci-o. Normalmente livros que sou eu que compro não têm tanta aderência porque não são novidades. Mesmo assim acho importante haver equilíbrio. A menos que seja giveaway, aí só se deve pedir dados pessoais, de resto se for passatempo o que interessa é o livro. Acho que os blogues deviam de se focar mais em fazer partilhas de reviews do que giveaways. Atraímos pessoas por algo que não representam: passatempos. E alguns descuidam-se nas opiniões (no outro dia vi um blogue em que as opiniões eram sinopses dos livros, nem uma linha de opinião tinha).

  14. Sim, eu fiquei chocada e até partilhei com uma amiga minha e ela disse “Desde quando é que uma sinopse é uma opinião?”, mas não me lembro qual o blogue (vi no Facebook).

  15. Não é para menos -.- Cruz credo abrenúncia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

March 2013
M T W T F S S
« Feb   Apr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: