O velho do rio sem nome

O Velho do Rio Sem Nome

Nova obra de Vítor Burity da Silva na colecção Literatura Plural

A Porto Editora publica, em Portugal, a 18 de Fevereiro, O Velho do Rio Sem Nome, de Vítor Burity da Silva. O quarto livro do escritor angolano na colecção Literatura Plural, dedicada a autores africanos, estará também à venda em Angola e Moçambique através da Plural Editores.
Este é um título que reafirma a força da prosa poética de Burity da Silva. Em 2009, quando a Porto Editora publicou as primeiras obras deste autor, Pepetela afirmou (sobre Este Lago Não Existe): «Digam o que disseram os doutos da literatura e os sábios da cidade, este livro é para mim um longo poema de amor, onde uma frase por vezes irrompe em explosão e uma palavra surge inesperadamente para nos surpreender… e encantar».
O Velho do Rio Sem Nome sucede a Rua dos Anjos (2009)
Este Lago não Existe (2009)
Novembro (2010).

O velho do rio sem nome
Vítor Burity da Silva 
Coleção: Literatura Plural
304 páginas
PVP: 14,40 €
Ler excerto aqui

Sinopse

«Ao longe uma silhueta descontraída, vestida de tarde, um homem subia a ladeira na calma amarelada do dia que suportava uma beleza silenciosa. Um velho com os seus noventa e um anos (a idade não serve só para envelhecer), magro, de mãos enrugadas, vestido de negro, rosto cansado pelos tantos anos já vividos sobre aquela face que, tantas tardes, como aquela já viu e viveu. Sobe com a energia possível, carregado de umas folhas verdes que apanhara nas margens do rio Kuanza, chega ao cimo transpirado. Não o percebo nem o entendo, mas confio no saber dos anos. A este, dei do meu comer, e dele a inspiração para este título: O Velho do Rio Sem Nome».

O autor

Vítor Burity da Silva nasceu no Huambo em 1961. Estudou jornalismo em Portugal, país onde viveu de 1975 a 2011, primeiro em Lisboa e depois no Porto. Regressou definitivamente ao seu país natal, Angola, em 2011. Exerce a função de director das bibliotecas da UniA (Universidade Independente de Angola) e do ISPI (Instituto Superior Politécnico Independente), no Lubango. Colabora regularmente com o Jornal de Angola e o Jornal da Cultura.

Livro/poema lindíssimo sobre as pessoas onde os diálogos são expressão de exímia arte nos trocadilhos plenos de sentido.
Os Meus Livros, sobre Rua dos Anjos

Estas duas novelas são fortemente marcadas por um ambiente fantasioso de sonhos e utopias.
Jornal de Letras, sobre Rua dos Anjos e Este Lago Não Existe

Vítor Burity da Silva, angolano, nascido em 1961, explora bem as qualidades e defeitos de se ser Homem, recorrendo a uma linguagem simples, em prosa, que se lê de uma só vez, com prazer.
Diário Digital, sobre Rua dos Anjos

A metáfora da condição (des)humana em Rua Dos Anjos repete-se em Este Lago Não Existe. O autor das obras, Vítor Burity da Silva, constrói agora um enredo de ilusões e imaginação.
África Today, sobre Rua dos Anjos e Este Lago Não Existe

Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

February 2013
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: