Super heroes are people too!

Watchmen
Alan Moore
Dave Gibbons (artista)
John Higgins (cor)
Editora: DC Comics
Páginas: 408

This Hugo Award-winning graphic novel chronicles the fall from grace of a group of super-heroes plagued by all-too-human failings. Along the way, the concept of the super-hero is dissected as the heroes are stalked by an unknown assassin. One of the most influential graphic novels of all time and a perennial best-seller, Watchmen has been studied on college campuses across the nation and is considered a gateway title, leading readers to other graphic novels such as V for Vendetta, Batman: The Dark Knight Returns and The Sandman series.

Ok, comigo foi um pouco ao contrário, comecei as aventuras na BD com o Sandman e, embora reconheça o valor do Watchmen, I’m a sucker for Sandman and Gaiman’s work of fiction. Infelizmente percebo pouco de comics para conseguir espremer os simbolismos, mas passei mais de metade do livro a pensar “Então Moore, quero gore, dá-me gore!” e nas últimas páginas sangue e mortos por todo o lado (e a psycho dentro de mim estava contente).
Moore propôs-se a colocar uma questão que provavelmente poucas pessoas nos anos 80 pensaram: tratar o super-heróis como pessoas, com os seus dilemas e loucuras. Aliás todos estes super-heróis não passam de anti-heróis com capas e muito pouco dos seus poderes são revelados. Watchmen é claramente um comic direccionado para um terror psicológico, imaginar o que poderia acontecer se os heróis virassem vilões e não houvesse ninguém para nos salvar. Por outro lado: who watches the watchmen? (esta frase é a melhor do livro) Os super-heróis descem do pedestal para se tornarem meros humanos desprotegidos, vítimas e sem rumo.
O porquê de eu preferir o Sandman ainda não é bem clara. Embora a minha personagem favorita oscilasse entre o Doctor Manhattan e Roscharch, nada deles se comparou à reacção quando li o Sandman e a personagem Death. Mesmo assim, para quem gostar de anti-heróis, plots complicadas e personagens com tendências para reflexões, Watchmen is for you.
Uma nota final:
Sorry se a review é pequena. Eu dei 4 estrela no Goodreads, porque a nível de muitas coisas o comic está lá. Gostaria de explorar com maior detalhe, mas tenho medo de dizer alguma asneira e ter os comic guys a caírem em cima de mim. Agora tenho IMENSA manga em alemão e inglês que vou nom nomar =3
Leave a Reply

