A comunhão com Deus

O Anjo das Trevas
Os cânticos de Serafim #2
Anne Rice
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:

«Sonhei com anjos. Vi-os e ouvi-os numa enorme e interminável noite galáctica. Vi as luzes que simbolizavam estes anjos, voando aqui e ali, em laivos de um brilho irresistível […] Senti amor em redor de mim neste vasto e contínuo domínio de som e luz […] E algo semelhante a tristeza apoderou-se de mim e confundiu toda a minha essência com as vozes que cantavam, porque as vozes cantavam sobre mim.» Assim começa o novo romance assombroso de Anne Rice, um thriller sobre anjos e assassinos, que nos conduz novamente aos mundos obscuros e perigosos de tempos passados. Anne Rice leva-nos para outros domínios, desta vez para o mundo de Roma no século XV, uma cidade de cúpulas e jardins suspensos, torres altas e cruzes por debaixo de nuvens sempre em mudança; colinas familiares e pinheiros altos… de Miguel Ângelo e Rafael, da Sagrada Inquisição e de Leão X, segundo filho de um Medici, dissertando sobre o trono papal… E nesta época, neste século, Toby O’Dare, antigo assassino por ordem do governo, é convocado pelo anjo Malquias para resolver um terrível crime de envenenamento e para procurar a verdade sobre a aparição de um espírito irrequieto — um diabólico dybbuk. O’Dare em breve se vê envolvido no seio de conspirações negras e contra-conspirações, rodeadas por uma ameaça sombria e ainda mais perigosa, porque o véu do terror eclesiástico a cobre. Enquanto embarca numa viagem de expiação, O’Dare é ligado ao seu próprio passado, com assuntos claros e obscuros, ferozes e ternos, com a promessa de salvação, e com uma visão mais profunda e rica do amor.

Neste segundo e último(?) volume dos Cânticos de Serafim, Anne Rice não perde tempo em divagações como no primeiro livro. Assistimos à continuação da história de Toby O’Dare, mas desta vez Anne Rice decide iniciar o livro logo com acção, estabelecendo uma ponte entre a conclusão em suspenso e a nova vida de Toby.

Este segundo volume apresenta a reconciliação quase final entre Deus e Toby, dando a conhecer o outro lado da face religiosa: a tentação. Toby é tentado, de maneira a provar a sua lealdade não só a Deus, mas ao seus novos princípios. Embora o mistério seja menos complexo que o anterior, aprende-se com a pesquisa feita por Rice sobre os judeus, Veneza e até mesmo os venenos da época. A tradução do livro está bem melhor, sem gralhas e a própria qualidade do design mais simples, mas também eficiente melhora a qualidade de leitura. Os Cânticos de Serafim são um verdadeiro hino ao perdão e à reconciliação com Deus, embora menos simbólico que os outros livros de Rice. Os temas são repetidos: Deus perdoa todos aqueles que se redimirem, Deus ama todos os Homens, mesmo aqueles cujo caminho é desviado. Ainda assim vale este segundo volume para entender o lado negro dos Anjos e também para deixar outras portas em aberto para uma possível continuação.

Anne Rice é uma escritora multifacetada. Tanto escreve e pesquisa sobre vampiros, Serafins ou escreve prosa erótica e a vida de Cristo. Vale a pena ler a série para compreender como Rice tem uma perfeita noção da escrita e de uma pesquisa bem feita incorporando a fantasia com o histórico. 

Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

November 2012
M T W T F S S
« Oct   Dec »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: