Desafio literário português: update

O que foi lido até agora:

  • O fim chega numa manhã de nevoeiro – Renato Carreira;

Um livro de fantasia urbana pouco explorado, que tenta ressuscitar o saudosismo típico português ao tentarem trazer de volta D. Sebastião à vida. Eu cá acho que devem deixar o sr. em paz, até porque há reis tão mais interessantes do que maníacos com visões.

  • Amor Carnal – Pedro Pinto;

Livro erótico na linha de Henry Miller com sensibilidade poética. Uma boa leitura.

  • A vingança do lobo – Vítor Frazão;

Livro de dark-fantasy com história e personagens sólidas que só pecou pela revisão incompetente da editora. Um livro muito bom.

  • Escritos dos Ancestrais – Rodrigo McSilva;

Um livro de fantasia épica que deveria ter um editor mais atento, devido ao grande número de personagens e pouca capacidade de envolver o leitor na história.

  • O teu relâmpago na minha paz – Luís Miguel Raposo;

Escrita poética, mas com uma história pouco convincente. Ideal para quem gosta de escrita poética, mas pouco desenvolvimento da história.

  • Demência – Célia Loureiro;

Uma história que nos leva de volta ao interior de Portugal, com personagens do nosso quotidiano, embora com uma estrutura anti-climax e muito tell antes de show.

  • O teu rosto será o último – João Ricardo Pais;

Para um livro que ganhou o Prémio LEYA, desilude. Parece um amontoado de estilos de vários autores consagrados diferentes numa história confusa e sem fio.

  • A verdadeira invasão dos marcianos – João Barreiros;

Cyberpunk + steampunk português com uma prosa atraente e um final surpreendente. Um livro obrigatório em todas as estantes portuguesas.

  • Memórias de um vampiro – Rafael Loureiro;

Livro pouco sólido que deveria ser uma fanfiction de “Vampire, The Masquerade”. Muito atabalhoada, com infodumps, clichés e personagens pouco credíveis.

  • Amor entre mulheres – Catherine Vasconcellos;

Ficção lésbica com pouco erotismo. Ritmo um pouco apressado mas com um final feliz, capaz de satisfazer os mais românticos.

  • Ascensão de Arcana – Rafael Loureiro;

Continuação de Memórias do vampiro, com os mesmo erros do volume anterior. Personagens a ficarem cada vez mais irritantes e o autor tentou esticar uma história de forma inútil.

  • Alex 9 a guardiã da espada – Bruno Martins Soares ;

A introdução de uma saga com mistura de Ficção Científica mais fantasia. Algumas escolhas menos infelizes na construção de algumas personagens e de história. Tem um ritmo apressado.

  • O penico do céu – Hermínio C. Fransisco;

Romance que retrata uma aldeia e a sua evolução desde a sua criação no tempo de D. Afonso Henriques até à actualidade. Algum humor por parte do autor e uma vontade de ler mais títulos deste senhor, sem esperar nada de mais.

  • Downspiral – Anton Stark;

O primeiro livro Steampunk fantasia português, com um bom domínio de vocabulário, mas alguns erros típicos de uma primeira obra.

  • Alma Rebelde;
Um livro de época português muito bem escrito, com emoção, capaz de fazer corar autoras estrangeiras como Sherryl Thomas! Um bom motivo para apoiar o que é nacional!
  • A bondade dos estranhos – João Barreiros;

Menos genial que “A verdadeira invasão dos marcianos”, mas ainda melhor do que muitos livros que estão nas lojas. Peca pelo excesso de palavras inglesas no início do livro e por um twist que nunca chega a acontecer ( ao contrário da invasão dos marcianos, cujo twist final dá um gosto doce ao leitor)

  • Contos de outros tempos;
Antologia com os melhores contos portugueses do século XIX. Uma leitura boa, cujos contos nunca chegam a desiludir (exceptuando o do Eça! Damn you, Eça, You were the chosen one)

Tenho para ler:
– Os dias da febre;
– Quando Lisboa tremeu;
– Inverso;
– Afonso Henriques, o homem e muitos na wishlist!
Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

November 2012
M T W T F S S
« Oct   Dec »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: