iLearn 7º ano

iLearn7
Isabel Filipe, Isabel Martins, Maria Adelaide Rabaça & Paula Simões
Editora: ASA
Preço do bloco didáctico: 33,25€

O que traz para o aluno:
MANUAL
WORKBOOK
THE LEGEND OF THE SHINY AND HER PUPPY (Extensive reading)
MANUAL MULTIMÉDIA

O layout do bloco inteiro é muito agradável. Simples, moderno sem bonecos exagerados e com cores apelativas iLearn é um manual fácil de utilizar. É o manual ideal para uma aprendizagem sólida com grau crescente de dificuldade e para quem se quer desviar dos manuais da Areal e experimentar algo novo, este bloco é bom.

O que traz para o professor:

MANUAL (edição professor)

A primeira coisa que salta à vista é uma quantidade grande de preenchimento de espaços, primeiramente ao seguir a técnica de leitura skim e depois scan. A maior parte dos textos iniciais tendem a seguir os “ídolos” da maioria dos alunos com esta idade: Justin Bieber. Trabalhar com este tipo de personalidades pode ser um incentivo aos alunos a realizarem tarefas extras (pesquisar as influências do Justin Bieber ou uma notícia onde ele aparece online). Contudo com uma nota menos positiva, ainda subsistem os exercícios clichés como por exemplo perguntar a um aluno de 12 anos qual o seu emprego de sonho. Pode haver casos onde já esteja um emprego definido na cabeça dos alunos, mas aos 12 anos deixem a criança pensar que ser astronauta é porreiro e o emprego de operário de fábrica do pai é o melhor do mundo! Para quê pedir aos alunos para escolherem quando eles nem sabem o que é o trabalho verdadeiramente? Porque não fazer um exercício onde pegassem na sua profissão: aluno e tivessem de escolher um salário (oh sim, divirtam-se com a noção de dinheiro que as crianças podem ter), que funções teriam de desempenhar, quantos meses de férias… qualquer coisa que não “qual é a tua profissão de sonho?” Uma nota muito positiva para o conteúdo dos textos, que se ao início não passam de informações soltas de biografias de celebridades, no fim do manual já são textos retirados de diferentes sites e autênticos. Existe assim, uma progressão visível da complexidade de leitura e compreensão da linguagem.
A gramática é o grande turn down do manual. Numa conferência com um professor de faculdade e autor de manuais questionei-lhe o quão difícil era para ele enquanto estudioso das diferentes abordagens da gramática e autor de livros, fazer uma abordagem dedutiva ao passo que a indutiva e a “guided-discovery” é uma abordagem mais eficiente à aprendizagem? Ele respondeu que, apesar de saber que a indutiva e guiada era mais eficiente, um grosso dos professores queriam continuar com a dedutiva e por isso ele fazia aquilo que os professores queriam senão não compravam os manuais dele. O iLearn segue esta corrente de gramática dedutiva com exercícios gerais e com pouco contexto. Fica a sensação de que a Gramática pertence a Marte, enquanto os alunos e os professores estão aqui na Terra a tentar integrá-la.
Por último as festividades estão presentes à parte e normalmente envolvem trabalho de grupo. O trabalho de grupo e os debates são lançados ao acaso sem grande indicação para o professor ou aluno. Como irá o professor realizar um debate com uma turma de 27 alunos? Será que o professor está preparado para fazer um debate? E os trabalhos de grupo como vão ser constituídos? Embora os debates estejam a ser recorrentes nos manuais de 7º ano, os professores deverão ter em conta a realidade e avaliar se um debate será benéfico e se irá acrescentar algo na aprendizagem dos alunos. Fiquei surpreendida ao vez a máscara do Anonymus nas festividades do Guy Fawkes. Até porque achei uma oportunidade muito boa que os professores vão ter para mostrar o V for Vendetta ou a BD do Alan Moore. Não julguem que os alunos mesmo do 7º ano são fraquinhos e só gostam de “Bievers”. Primeiro porque ver um filme ou ler BD é sempre fixe, segundo porque o filme tem explosões (oh yeah) e ver um filme com explosões é sempre bom.

Remember, remember the 5th of November!

Numa nota final: confesso que é pessoal e é defeito de todos os manuais, mas não gosto do facto dos manuais para professores trazerem as repostas. Primeiro porque tira a diversão de o resolvermos e conhecermos as dificuldades que os nossos alunos poderão ter. Segundo porque pode haver mais do que uma resposta ou até mesmo a reposta poderá estar errada (em princípio é raro acontecer). O professor tem de ter a noção ao resolver o exercício se ele está adaptado ao que quer ensinar. Ter aquela janelinha ao lado não abona nada para a aprendizagem do professor. Mas como digo isto é pessoal.

WORKBOOK

O Workbook apresenta uma boa ferramenta para os alunos treinarem em casa com diversos exercícios. Houve três aspectos muito importantes:

  • O re-check: testes no fim de cada unidade para os alunos fazerem em casa (se quiserem);
  • O iplay: actividades dinâmicas para os alunos e
  • Uma secção final com filmes e actividades de acordo com o filme em questão! Muito, muito bom! Aprender uma linguagem não é só fazer exercícios até os alunos enjoarem. É também saber como é empregue aquelas regras todas que aprendem e integrar linguagem num contexto.

TEACHER’S BOOK


O Teacher’s book apresenta mais material que pode ser dado ao aluno como treino, embora este não seja tão diversificado como o livro de testes e muito do treino feito aqui será mecanizado, devido ao carácter repetitivo dos tipos de exercícios. Ainda assim este livro está pensado para os professores e em minimizar o seu tempo a procurar exercícios extra sempre que precisam.

LIVROS DE TESTES
O livro de testes apresenta vários testes com diferentes tipos de exercícios focando do listening e writing. Os exercícios são perfeitos para dar a alunos no apoio extra ou até fotocopiar para trabalho de casa para aqueles alunos mais fracos. Tem diferentes exercícios desde o tradicional “fill in the gap” até à escrita de frases e composições. O único contra que estes exercícios apresentam é o seu baixo grau de complexidades, por isso devem ser dados aos alunos com dificuldades, ou que apresentem baixo rendimento escolar na disciplina.


PLANOS DE AULA

Os planos de aula podem ser um pesadelo de se preparar. Nem todos os professores utilizam esta ferramenta após anos de experiência a dar aulas, contudo estes cadernos visam ajudar os professores com as suas aulas, planeando tudo desde os exercícios e temas aos trabalhos de casa! A gramática interactiva presente em cada aula poderá ajudar os professores a saírem da rotina e tentarem novas metodologias para ensinar a gramática que parece ser a ovelha negra do ensino das línguas. Estes planos de aula apresentam-se algo limitados apenas ao manual, deixando pouco espaço para os professores conseguirem adaptar. Planear aulas devia de ser divertido! Also: homework correction? Isso ainda existe? Inovar, meninos, inovar!
CD-ÁUDIO
AULA DIGITAL (CD-ROM)
Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

October 2012
M T W T F S S
« Sep   Nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: