Constipação.. be gone!

Detesto estar doente! Atrasa-me tudo e atrasos neste momento é algo que eu não preciso. Infelizmente depois de dias de caminha e a gripe a tornar-se em constipação já gastei metade da floresta Amazónia e mesmo assim o meu nariz não está contente.
Mas mesmo doente, cheia de dores de corpo ainda consegui trabalhar (oh sim apegar doenças aos meninos) e estou neste momento a paginar 3 revistas e uma Antologia. Estou também a preparar uma edição especial da Nanozine dedicada à erótica (para já não adianto “mai” nada). Mesmo assim ainda estou a ler dois livros ao mesmo tempo e é isso que vos venho falar neste momento. 
Vou sensivelmente a mais de metade do livro. O primeiro volume do primeiro livro de steampunk fantasia portuguesa caracteriza-se por o uso do português ora brejeiro e informal, ora com um tom mais formal e ainda por um worldbuild competente. Num tom menos positivos temos uma forte componente descritiva que bloqueia uma conexão entre leitor – personagens (para já, claro).
A estrutura ainda está um pouco turva na minha cabeça, por isso só me poderei pronunciar quando terminar a leitura, para ver se a alteração da mesma foi positivo ou se contribuiu para esta falta de conexão.
Uma colectânea de contos de nomes sonantes da literatura portuguesa de todos os tempos. Nunca pensei dizer isto, mas o conto mais fraco até agora é o do Eça. Não estou a brincar e fiquei seriamente desiludida. Nem parece Eça. A história é cliché, as descrições são levadas ao extremo e não há nenhum plot twist. Eu amo os contos do Eça. Quando pude estudar os contos dele como “A Aia” ou “Singularidades de uma rapariga loura” foram os melhores 8€ que dei. Mas este meus senhores… yeeck! O qu enão implica que sejam todos maus. Aliás este é mesmo o piorzinho. O do Camilo Castelo Branco e de Júlio Dinis são muito bons! Com temas como a avareza, os autores mostram que conseguem escrever um bom conto.
Agora vamos ver como esta constipação se desenvolve e ver se o ritmo das leituras acelera.
One thought on “Constipação.. be gone!

  1. chroniclesofeos says:

    Os “Contos” são de que editora? Já tinha ouvido falar bem deles, mas ainda não sabia dessa do Ea xD que outros contos e autores fazem parte da colectânea?

    Vou arriscar-me ante o público e deixar uma notinha sobre o meu livro: o “português ora brejeiro e informal, ora com um tom mais formal” refere-se aos diálogos apenas xD a linguagem no resto do livro é toda no mesmo nível e registo.

Leave a Reply

