A lady of resources…

“Her Own Devices” está como a água para o vinho do volume anterior. Se o primeiro livro da saga não é carne, nem peixe, neste segundo volume a autora assume uma identidade steampunkiana, completamente dedicada ao vapor e onde a personalidade de Claire está ao rubro.

 Muito mais independente, materna e respondona, Adina traz-nos um mundo com mais vapor, mais invenções e uma trama romântica que se adensa. A personalidade das crianças evidencia-se, tal como o de Claire que se torna mais mulher e adulta. As duas personagens masculinas que “lutam” por Claire mexem na cabeça do leitor. Não sabemos quem vai ganhar, mas torcemos por um que saibamos que irá dar um futuro de aventura e digno, longe da realidade (mas isto é punk ou quê?). 

 A nível de vapor mesmo, temos uma máquina que Andrew está a construir, cujo ambiente nos transporta para o século XIX e é impossível não imaginar algo retirado de um livro de Dickens. A máquina é o instrumento que Adina criou para não só apimentar a trama e fazer charactertwists (nem tudo é aquilo que parece), como ainda instituir no livro elementos que faltavam no anterior. 
 Este volume aproxima-se mais do ideal punk de Gail Carriger do que o anterior e deixa para trás todas as memórias do primeiro volume, abrindo a porta para um próximo com um teor quiçá mais exótico e mais perto de Priest. O fim deste volume levará às lágrimas todos os leitores, especialmente quando o terceiro livro da série só chega em Outubro.

Crítica publicada na Nanozine nº6
Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

August 2012
M T W T F S S
« Jul   Sep »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: