Quickies 5: Vampiradas!

Antes de começar a quickie vamos esclarecer três coisas:
1 – Eu sabia que este 1º volume era uma cópia descarada do Vampire The Masquerade;
2- Já tinha lido outras críticas que diziam que o livro era mau;
3- Como sou masoquista decidi ler e tirar as minhas conclusões!
Tendo isto em mente, posso dizer que:
1 – A história é atabalhoada carregada de infodumps e repetições, uma confusão pegada que não se entende! Culpo o autor por não ter planeado a história e ter escrito tudo ao sabor do vento. Culpo ainda mais o editor que pegou nisto e decidiu publicar como está.
2- O prólogo é TUDO o que não se deve fazer num livro. Misturar infodump e meter setting sem ter nada a ver com a história/acção ou personagens: big No! No. Só mostra que temos muito que aprender e ler uns livrinhos de escrita não faz mal a ninguém… mas whatever!
3 – As personagens não têm construção, são de cartão (culpo o Ser Impuro do DelMoona, como a categoria mais irritante que existe à face da terra depois da banhada da Inner Goddess da James).
O DelMoona é emo, chato e Mary Sue (ele é perfeito, ele é honesto, está destinado a ser grande e toda a gente gosta dele no livro – Eu quero é pegar numa bala de prata e enfiar-lhe no coração);
A Lília é outra Mary Sue (perfeita, um anjo e em menos de um parágrafo já estão na cama e ela já sabe que ele é um vampiro);
O Alexander é o pior vilão de sempre: não se sabe porque é que ele mata ou ataca a Lília (because fuck you, that’s why). Sabemos que ele é corrupto e por isso temos de acartar com isso cegamente, sem que nos sejam dado provas. O autor não se dignou a sequer pensar que precisava de um bom vilão! Ai filho, tens muito joguinho para jogar se queres ter um vilão bom!
O resto das personagens são forgetable/chatas/quero matá-las a todas e prefiro mil vezes o Louis da Anne Rice.
4 – A escrita regista, por momentos, pontos positivos devido à evolução do registo de língua. Contudo ainda apanhei umas frases jeitosas e cito: “Eu abracei-a, olhando a Lua e sem saber o que dizer… «Porque, acima da tua maldição, és um Portador do Coração Sagrado…» disse-me a Lua sorrindo em Quarto Crescente.”
Ora bem, vamos lá dissecar esta frase sem haxixe no corpo!
Primeiro: a lua fala?
Segundo: Portador de quem, quando, como, onde… why?
Terceiro: A lua fala e depois sorri?
A sério, não fumem erva enquanto escrevem, eu sei que o Fernando Pessoa andava no ópio… mas há tanta coisa errada numa só frase, que o meu cérebro recusou-se a assimilar mais informação!
5 – As prolepses de 200 anos em pouco mais de simples parágrafos deviam de ser abatidas a tiro, independentemente do autor.
6 – Quis atirar o livro contra a parede, mas como sou crente, irei ler o 2º… oh boy! Culpo o mundo por estar contra mim e querer ver-me sofrer!
And last but not least, se isto fosse uma fanfiction de Vampire Masquerade apoiava o autor e apontava possíveis falhas, como está publicado como Literatura… errr não!
Nightlight é uma paródia ao Twilight, muito leve, com pouco humor e muita sátira e non-sense. Tem como aspecto positivo o facto de ser curto, ao contrário do Twilight que é enorme. Gostaria de ver um humor mais inteligente (as saudades dos Monthy Python), mas acho que ninguém escreve este tipo de livros com o intuito de fazer nenhuma obra prima. Basicamente depois de ler lido “Memórias de um vampiro” queria algo com vampiros que me fizesse rir e não cortar os pulsos.
Belle Goose falls in love with the mysterious and sparkly Edwart Mullen. Belle arrives in Switchblade, Oregon looking for adventure, or at least an undead classmate. She soon discovers Edwart, a super-hot computer nerd with zero interest in girls. After witnessing a number of strange events – Edwart leaves his hash browns untouched at lunch.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s