Ser docente

Sempre que estou aqui, esqueço-me que sou professora, mas hoje decidi colmatar essa falha e partilho livros sobre a profissão de três editoras!

Professores que marcam a Diferença
Maria João Lapo
Editor: Alfarroba
Colecção: Técnico
PVP: 13,80€
Páginas: 200

Sinopse

Trata-se de uma obra interessante, pertinente e oportuna que representa um contributo valioso para compreender um dos elementos-chave que fazem a diferença na vida escolar dos alunos: os professores.
Deve ser lida por professores, formadores de professores, directores de escolas e decisores políticos,pois possibilita a análise de dimensões e características do trabalho dos professores, ressaltando ainda a importância de reconhecer e valorizar a profissão docente.

Avaliação docente: eu tu e nós
Maria do Carmo Pinto
Maria João Lapo
Ana Maria Guedes
Paula Trindade

Editor: Alfarroba
Colecção: Técnico
PVP: 15,00€
Páginas: 156

Sinopse

Este livro sobre instrumentos e métodos, observação de aulas e supervisão, surge numa fase em que a avaliação do desempenho docente é um tema polémico da actualidade que tem feito parte da agenda das políticas educativas. Assim, pensamos que é fundamental que esta se torne a principal plataforma de desenvolvimento profissional, que possibilite a melhoria das práticas docentes e, consequentemente, se traduza na melhoria dos resultados da escola.

Os projectos apresentados pretendem servir de ajuda, reflexão e melhoria da prática de avaliação de desempenho docente, mas também tem como fim evidenciar a oportunidade de reconhecer, impulsionar e premiar o mérito, de valorizar a actividade lectiva e enobrecer a carreira dos docentes.

O livro contém um CD-ROM com documentos úteis para o leitor professor e para todos os interessados na temática da avaliação docente, que vão desde a legislação relevante a formulários práticos prontos a imprimir.

O “Eduquês” em Discurso Directo
Uma crítica da pedagogia romântica e construtivista
Nuno Crato
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 132
Editor: Gradiva Publicações
P.V.P.:9,09€

Sinopse

O ‘Eduquês’ em Discurso Directo disseca com rigor e impiedade os lugares comuns em educação. Mostra o vazio dos conceitos que têm dominado a pseudo-pedagogia do laxismo e da irresponsabilidade. Explica a ideologia frouxa que está por detrás da linguagem mole e palavrosa a que se tem chamado eduquês.
Depois de ler este livro, ninguém pode continuar a aceitar acriticamente expressões tão comuns como «aprender a aprender», «ensino centrado no aluno» ou «aprendizagem em contexto». Percebem-se as ideias nocivas por detrás dessas expressões aparentemente inócuas.
Minuciosamente documentado com delirantes citações de responsáveis pela política educativa, apoiado em referências críticas da psicologia e da pedagogia, este livro não deixa pedra sobre pedra no edifício ideológico do eduqês.
Nuno Crato é um professor de matemática preocupado com a educação. Armado de uma vasta cultura científica, de uma experiência de docência em vários países e de fundamentadas preocupações filosóficas, empreende neste livro a primeira crítica sistemática da pedagogia romântica e construtivista que em Portugal ficou conhecida como eduquês.
É a primeira obra no género no nosso país. Destina-se a professores, pais e todos os que se preocupam com o futuro. O ensino é um problema demasiado sério para ser confiado exclusivamente aos teóricos da pedagogia.

Saber Educar
Guia do Professor
Ramiro Marques
Coleção: Ensinar e Aprender
Nº de Páginas: 152
P.V.P.: 10,07 €

Sinopse

O leitor encontrará aqui a apresentação de métodos e técnicas de ensino, critérios para planificação e avaliação, estratégias para o desenvolvimento da vários tipos de projectos, bem como exemplos de actuação e recomendações práticas. O objectivo é oferecer um guia que pretende iluminar a acção pedagógica com ponderação e realismo, cobrindo todos os aspectos relevantes para a prática docente nas escolas.

Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

2 responses to “Ser docente

  1. Não fosse final de ano e não estivesse 'pelos cabelos'com escola, os seus senãos, as suas hesitações e as dúvidas quanto ao presente e futuro da educação e quanto ao meu presente e futuro na educação, e aquele primeiro tentava-me.
    O do 'eduquês' também, que já me cansam as teorias e as coitadices e a aprendizagem divertida. Quando é que a escola alguma vez não foi aborrecida para os alunos?Quando é que um aluno alguma vez preferiu estar numa aula, qualquer aula, do que a jogar qualquer coisa, a namorar, ou na praia? Nem nós, adultos, quanto mais eles. E é assim que está certo. O importante é compreenderem que não é uma questão de gosto, mas de preparação para o futuro, um passo para um dia fazerem algo de que gostem. E que o cumprimento das obrigações tem uma recompensa: as boas notas sabem bem, mesmo nas disciplinas de que se gosta pouco. Uma vez compreendendo isso, o resto vem por acréscimo. Tenho tentado passar essa ideia aos meus alunos.
    E aqui está um comentário de 3 quilómetros sobre coisas que não interessam a ninguém nestes blogues. yey

  2. Ai que alegria sinto ao ver estes lindos livrinhos e saber que nunca mas nunca mais na vida vou ser obrigadoa lê-los! Viva a reforma antecipada! Viva!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

July 2012
M T W T F S S
« Jun   Aug »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: