Lobisomens bons… bons e maus! Just my style!

A Vingança do Lobo 
1º livro das Crónicas Obscuras
Vitor Frazão
Páginas: 448
Editor: Chiado Editora

Sinopse:

Obliteradores obcecados e inflexíveis; lobisomens belicosos e tribalistas; vampiros inteligentes e intriguistas; feiticeiros poderosos e vulgares humanos que vivem as suas vidas, ignorando que em plena Nova York do século XXI o sobrenatural continua tão forte como em qualquer supersticioso e atrasado canto do mundo medieval.

Já há muito convivia com o autor e confesso que ao início disse-lhe que não leria o livro, pois após ter lido críticas que referiam gralhas e erros ortográficos  julguei que seria impiedosa na crítica. Sendo assim, prometi que a crítica seria feita sem ter em conta os erros. Já outros blogues apontaram essas falhas, por isso acho que nada contribui eu repetir “ad nauseum” essa parte.
Já há muito convivia com o autor e confesso que ao início disse-lhe que não leria o livro, pois após ter lido críticas que referiam gralhas e erros ortográficos julguei que seria impiedosa na crítica. Sendo assim, prometi que a crítica seria feita sem ter em conta os erros. Já outros blogues apontaram essas falhas, por isso acho que nada contribui eu repetir “ad nauseum” essa parte. Na verdade estou surpreendida e acho que é a primeira vez que vou dizer isto (insultem-me and see the number of fucks I give!), mas o autor está de parabéns. Não só por ter aguentado uma edição basicamente sem revisão profissional, mas também por ter aguentado uma história com lógica, algo que falha nas primeiras obras. Vamos por partes! 
História: Existem vários pontos de perspectivas que guiam a história. Temos a história de Isabel e da sua luta como investigadora e humana num mundo mudado, temos a história de Lance, o nosso lobisomem e da sua vingança e ainda a história de Eleanora. Estas três situações cruzam-se de uma forma muito suave e a história nunca aborrece.

O autor salta de história em história amarrando tudo de forma a fazer sentido. A história não é nova, nem inovadora, contudo e vivendo numa era difícil para inovar, não é por aí que choramos

O ritmo/pacing está muito bom! Nota-se que não há preocupação em despejar a história e alimentar o leitor  constantemente.

Como “editora” faria apenas uma alteração: em vez de saltar do narrador heterodiegético para homodiegético em alguns capítulos, mantinha ou como no Game of Thrones, cada capítulo dedicado a uma personagem e a história construir-se-ia a partir das diferentes perspectivas ou mantinha a 3º pessoa do singular sempre.

Personagens: Existem tantas! Ainda assim é impossível não adorar todas, por cada uma ter um propósito! A Isabel é burra e faz más decisões que influenciam o seu futuro e a história, o Lance está cego pela vingança e a Eleanora e o Vik sonham com um futuro melhor. A falha maior julgo serem os Obliteradores, que ficou no geral uma sensação de vago e incompleto. Claro que são-lhes dedicados capítulos, contudo esperava algo mais. 
Senti, de igual forma, alguma falta do background por parte da história entre a Eleanora e Vik. Se há pessoas que se queixam que o livro tem falta de beijinhos e apalpanços, acho que este casal seria perfeito para isso.
Descrições: Existe alguma falta de descrições, embora estas não afectem a leitura, seria bom haver mais descrições do espaço de Nova York. 
Escrita: Sem contar com os erros, nota-se alguns vícios por parte do autor, especialmente no uso abusivo de conjunções. Se, em alguns casos era compreensível, noutros a frase precisava de ser reescrita de forma a não ser tão directa.
Os diálogos apresentam-se bem construídos, sem que a linguagem seja mal aplicada.
O balanço final é positivo, bastante positivo. O livro beneficiaria bastante com outro trabalho por parte de uma editora a sério e com um trabalho de marketing diferente. O trabalho do autor tem vindo a evoluir e alguns dos vícios de escrita já não se notam muito. Por isso, the sky is the limit!
Mais uma vez obrigada à Ana Nunes por me ter emprestado o livro!
Advertisements

One thought on “Lobisomens bons… bons e maus! Just my style!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s