Henry Miller português

Amor Carnal 
Pedro Pinto
Editora: Alfarroba
Páginas: 64
Preço: 10€

No início do ano propus-me a ler 10 livros portugueses, o que me levou a desafiar-me a fazer tal coisa, sou totalmente ignorante (sei lá talvez seja o mesmo motivo que me levou a ler romances light dos anos 80). 
 Que eu tenho um fraquinho por muitas coisas já é conhecido e dado que em Portugal escrevemos tão pouca ficção erótica, quando vi a capa deste livro não pude deixar de salivar por ele durante algum tempo. Sabem quando vemos uma capa mesmo gira e pensamos no fundo de nós “por favor que o interior seja tão bom”. Primeiro deixem-me adiantar que depois de se ler Maria Teresa Horta nenhuma ficção erótica portuguesa chegar-lhe-á aos calcanhares, but sure we can try
“Amor Carnal” é um conjunto de contos que narram ou tentam narrar uma sequência de episódios onde seguimos a alienação do narrador sempre masculino. Não existe um ponto de partida e muito menos um fim, na verdade o protagonista parece consumido pela sua própria dúvida enquanto recebe inúmeros convites de mulheres para dormirem com ele.
O papel da mulher é reduzido: ou são apresentadas como levianas ou como traidoras e sem coração, o que até certo ponto o leitor aceita este retrato, visto o protagonista masculino não ser propriamente um modelo de homem.. Não sei até que ponto é que uma mulher consegue ler este livro sem se sentir incomodada e fascinada. Incomodada por se ver descrita como uma concha vazia que apenas quer sentir um homem entre as pernas e fascinada pela crueldade da linguagem utilizada. 
Para quem escreve prosa erótica e é feminista (e mesmo assim lê Henry Miller) o livro tem uma mística curiosa, que ora causa estranheza e enjoo, ora leva o leitor a ansiar por mais. Não aconselhável a meninas púdicas, virginais, nem a feministas extremistas.
Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

One response to “Henry Miller português

  1. Quero ler este. a capa já me tinha chamado a atençao (para a borboleta claro!)…

    Tambem tenho ca Henry Miller para ler…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

May 2012
M T W T F S S
« Apr   Jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: