Shiver
Maggie Stiefvater
Editora: Presença
Páginas:448
Preço: 17,90€
Sinopse:
Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. Conseguirá o seu amor vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração.
Um livro para adolescentes que prova que o sucesso do Twilight só abriu portas a algumas autoras que merecem mesmo a pena serem publicadas. As personagens são decentes, a história embora a plot principal se baseie apenas na relação amorosa entre Grace e Sam, esta nunca se torna aborrecida. O amor, a amizade são as principais preocupações dos adolescentes e é sempre bom ter alguns livros de fantasia para acompanharem esses períodos. A maneira como Stiefvater dividiu os capítulos por perspectiva e por temperatura ajuda bastante a que o leitor sinta a relação entre os protagonistas. Foi algo inovador e diferente. Outro aspecto positivo foi a relação de Grace com os seus pais ausentes e por vezes negligentes. O tema da relação entre pais e filhos especialmente na adolescência é algo delicado. Existe uma conveniência para que a história avance e a relação entre Grace e Sam fique mais intensa, se os pais foram afastados. Shiver é um livro fácil de digerir, com um especial cuidado em relação a temas sensíveis que os adolescentes enfrentam e não é de todo desmiolado. Embora haja ainda muito lixo nas prateleiras, penso que Shiver é um bom livro para cativar um adolescente a ler, cada vez mais nos adaptamos às necessidades de acordo com a faixa etária, o que é bom, visto que existem tipos de maturidade diferente. Notei de igual forma, que muitos dos meus alunos na Universidade Júnior não gostavam de coisas que tivessem a ver com fantasia. É pena. Espero que a geração seguinte (a da minha irmã) não se importe de sonhar com lobisomens, vampiros, fadas, Barbas azuis ou cientistas loucos com goggles.
Like this:
Like Loading...
Related
Published by Adeselna Davies
Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.
View all posts by Adeselna Davies
Ainda bem que gostaste. Também acho que o Shiver é um livro bastante mais apropriado para os jovens, embora possa ser igualmente apreciado pelos adutlos.