Bela adormecida de chicote

The Claiming of Sleeping Beauty

Anne Rice
writing as A. N. Roquelaure
Editora: Penguin Putnam Inc
Páginas: 253

Mais de um ano esperei ansiosa para ler este recontar do meu conto de fada favorito “A bela adormecida” não sei o que me atraiu sempre no filme na Disney. Adorava a voz brasileira da Maleficient e dava por mim na primária a discutir com a minha melhor amiga (most beloved Lara) qual seria a cor do vestido da Aurora que aparecia no fim do filme (se bem se lembram no fim do filme da Disney as duas fadas mudam constantemente a cor do vestido para ora rosa, ora azul). O rótulo de prosa erótica é um pouco errado. “The caliming of Sleppy Beauty” é basicamente um romance sadomasoquista, que apaga de imediato a ideia da Anne Rice como escritora de “vampirada”.
Violada e acordada por um príncipe após cem anos de sono, Beauty acompanha o seu Crown Prince para ser a sua escrava e aprender a obedecê-lo. Em constantes humilhações e através de muita observação assistimos a uma mulher mimada transformar-se numa pessoa racional e inteligente. A mente de Beauty divaga e sofre na sua condição de escrava, sendo das poucas pessoas que de facto se rebela constantemente contra o poder instituído. Os jogos de poder, sedução, dor e humilhações face a um ser humano – e para além dessas humilhações, as reacções que os escravos têm face aos seus soberanos, fazem com que o leitor coloque-se no lugar de Beauty e reflicta sobre o seu lugar.
Rotular “The Claiming of Sleepy Beauty” apenas como um romance erótico é talvez ser um pouco redutor, já que a parte erótica apesar de ser uma constante apenas serve para desenvolver o tema da condição humana ou a falta de condições humanas. Publicado em 1983 já após vários livros onde o sexo não era propriamente tabu, a passividade da mulher é seriamente questionada e tal como no conto tradicional do Capuchinho Vermelho, Beauty não consegue submeter-se às leis e ser obediente.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s