Os melhores livros para serem lidos em 2011 – lançados em 2010

2010 foi um ano em grande, entre crises económicas, FMIs e Festivais para alegrar a malta das tristezas, não tão em alta esteve o ano a nível de literatura. Quando pesquisei livros lançados em Portugal em 2010 raros foram os que saltam à vista, a maior parte são traduções de livros e quando são de portugueses (de Portugal) os preços são de fugir. Contudo preços à parte elaborei uma lista dos melhores livros lançados cá dentro e lá fora, que valeram certamente a pena ler em 2011.
#10: Aphrodite’s Hat de Salley Vickers

Aphrodite’s Hat foi lançado em fins de Outubro e pela sinopse a coisa promete. Uma colectânea de várias histórias de amor para todos os gostos. Para quem prefere histórias com humor ou histórias de amor tristes, Aphrodite’s hat parece se a aposta ideal.
(Sem data de lançamento em Portugal)
#9 Rainhas Medievais de Portugal de Ana Rodrigues Oliveira

Este ano foi muito generoso para com os Historiadores. A editora Esfera do Caos publicou diversos livros de História e considero este o mais curioso. Embora o preço não seja em nada apelativo, para quem goste de descobrir mais sobre as nossas rainhas e do papel importante que a mulher muitas vezes desempenhou. Por vezes aprendemos mais nestes livros no que nas aulas de História.
PvP de 30€
#8 Kraken de China Miéville
Mieville já mostrou que sabe o que quer quando escreveu Perdido Street Station e The City and The City. Esperemos que o Kraken esteja à altura. Para quem gosta de fantasia e de algo diferente a mais recente obra de Mieville é um livro a devorar.
#7 Mataram o Sidónio! de Francisco Moita Flores
É mentira quando dizem que Portugal não tem policiais decentes, ou se calhar até é verdade… Que os portugueses gostam pouco de escrever mistérios é verdade, mas “Mataram o Sidónio” foi um dos lançamentos de 2010. Retomando uma temática da história de Portugal, Moita Flores consegue bem retratar a época com uma escrita simples e eficiente. Já podem largar os calhamaços do Larsson e divertirem-se com CSI’s portugueses.
#6 Room de Emma Donoghue
Room foi lançado em Agosto, mas só à um mês tive conhecimento desta obra. A sinopse é suficiente para sabermos que queremos ler este livro asap.
Sinopse em inglês:
It’s Jack’s birthday, and he’s excited about turning five. Jack lives with his Ma in Room, which has a locked door and a skylight, and measures 11 feet by 11 feet. He loves watching TV, and the cartoon characters he calls friends, but he knows that nothing he sees on screen is truly real – only him, Ma and the things in Room. Until the day Ma admits that there’s a world outside…




#5 O romance da Bíblia de Deana Barroqueiro

O novo livro de Deana Barroqueiro vem provar que as vozes feministas em Portugal ainda tem muito para se fazer ouvir. Com grandes elogios por parte de Teresa Horta só posso esperar o melhor deste livro.
PvP de 18€90
#4 A máquina de fazer espanhóis de valter hugo mãe
O livro que fez-me pensar como vai ser quando chegar à Terceira Idade e de como os idosos se devem sentir quando são abandonados pela família nos lares. Um livro tocante e magistral. Se o valter hugo mãe daqui a uns anos não ganhar o nobel – está mal.
#3 The Bards of Bone Plain de Patricia A.McKillip
Vencedora de um World Phantasy Award a capa emana Juliet Marillier por todos os poros e como devemos às vezes julgar um livro pela capa, a minha primeira acção maluca de 2011 será comprar The Bards pf Bone Plain (esperemos que tenha só acções ponderadas, pois a pilha de livros para ler não pára de crescer).
(sem data de lançamento em português)
#2 Angela Carter’s Book of Wayward Girls and wicked women de Angela Carter
O livro foi lançado em inícios de Dezembro e caiu como uma bomba, não só o título é “Godlike” como aparenta ser tudo o que eu gosto “wicked women” e adivinho uns comportamentos “naughty” para acompanhar. Para quem cansou de ser boa menina, Angela Carter’s Book f Wayward girls and wicked women parece ser um bom guia.
(sem data de lançamento em português)
#1 Novas cartas portuguesas de Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreto e Maria Velho da Costa
Esta nova edição das novas cartas portuguesas merece ser o melhor lançamento a nível mundial. Depois do escândalo da primeira edição ainda na ditadura, a nova edição prova que as mentalidades conseguem mudar apesar do grande espaço temporal necessário. Graças ao trabalho e esforço por parte de Ana Luísa Amaral, os portugueses e o mundo podem adquirir uma edição esquecida à muito , mas que prova que os portugueses conseguem ser vanguardistas.
Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

One response to “Os melhores livros para serem lidos em 2011 – lançados em 2010

  1. Cara Adeselna Davies
    Venho agradecer-lhe, com muito carinho, a sugestão de leitura do meu livro, O Romance da Bíblia, aos seus leitores. É uma das minhas obras preferidas, talvez por nela se espelhar mais a minha alma. Bem haja.
    Deana Barroqueiro
    d.barroqueiro@netcabo.pt

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

December 2010
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: