Avalon

Avalon
Anya Seton
Género: Romance histórico
Páginas: 440
Editora: Boston : Houghton Mifflin Company
Edição: 1965

Pegar num livro sem saber o que lhe espera pode sempre dar para o torto, como podemos ter uma agradável surpresa. Avalon foi lido apenas com o conhecimento de que Anya Seton foi uma das melhores escritoras de romances históricos e que o título relembra o famoso “Mists of Avalon”. As datas são porém bastantes distantes: Avalon de Anya Seton fora publicado na década de 60 e “Mists of Avalon” fora publicado na década de 80. As semelhanças entre as duas obras começam e acabam precisamente no título.
Avalon conta a história de Rumon, primo do rei Edgar que parte numa demanda em busca da ilha mítica de Avalon e pelo caminho encontra Merewyn, uma jovem com sangue viking, fruto de uma violação. Sendo a mãe da jovem casada com Uther, um homem com sangue arturiano, Merewyn cresce sem saber das suas origens. Às portas da morte, a mãe de Merewyn faz Rumon prometer que nunca ninguém saberá da paternidade da filha e que a levará em segurança até ao convento onde se encontra a sua tia. Assim começa a segunda demanda de Rumon e a primeira de muita de Merewyn. Avalon prima por ser uma espécie de novela épica, com muitas demandas, viagens e missões nem sempre bem sucedidas, mas que levam-nos a sonhar com os épicos medievais. Intrigas políticas, religião e ainda com espaço para questionar um pouco mais além o papel da mulher, a mestria de Seton não para de surpreender à medida que o leitor fica cada vez mais emaranhado nas suas palavras e nos acontecimentos. A demanda por Avalon é a demanda pelo passado glorioso do tempo de Arthur, a demanda por uma ilha que não faz parte deste mundo. Rumon ruma em direcção ao desconhecido e ao fantástico esperançado em alcançar algo inatingível. Avalon é sobretudo uma busca especialmente espiritual, uma forma de atingir a paz e o absoluto. No fim Avalon só poderá ser descoberta na morte.
Advertisements

About Adeselna Davies

Occasionally works as an English and German teacher, also loves to read all kind of books and wish someone would pay her to read and write reviews forever. She is also a magazine designer and writes short-stories.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog stats

NetGalley Wellness Challenge

August 2010
M T W T F S S
« Jul   Sep »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Goodreads

Livro do mês

Follow Illusionary Pleasure on WordPress.com

IL Buttons

%d bloggers like this: